4 benefícios da organização pessoal para sua vida

O sucesso de livros como O poder do hábito (Charles Duhigg), Making Habits, Breaking Habits (Jeremy Dean) e diversos outros best-sellers do gênero vem comprovando a crescente preocupação em nossa época com a criação de uma vida mais organizada. Diante do excesso de informação ao nosso redor, não é algo surpreendente que tantas pessoas estejam procurando por uma proteção contra essa avalanche de dados. Mas se engana quem pensa que esta é a única vantagem da organização pessoal, e neste texto vamos explorar 4 benefícios que uma vida mais organizada pode trazer para qualquer pessoa, independente de seus interesses ou preocupações.

1. Fim da procrastinação e da baixa produtividade

Talvez o maior erro das pessoas desorganizadas seja acreditar que é preciso vencer a procrastinação para se tornar uma pessoa organizada. Na realidade, é justamente o contrário que ocorre: como explica o psicólogo Joseph Ferrari, da Universidade de DePaul, esperar que um procrastinador simplesmente deixe de procrastinar é como pedir para uma pessoa deprimida se alegrar. Uma vez que a procrastinação nada mais é do que um mau hábito que começa nas pequenas coisas e se espalha como um vírus por todos os aspectos da vida, o primeiro passo para vencê-la é realizar pequenas tarefas e colocar em ordem o que parece trivial em sua casa ou no seu trabalho. Sabe aquela estante que você sempre deixa para limpar depois? É ali que começa.

Conforme a organização se multiplica em diferentes campos de sua rotina, é fácil notar como a produtividade aumenta. Isso ocorre porque despertamos para uma nova noção de cuidado com as coisas: sabemos onde elas estão, corrigimos os erros rapidamente e tendemos a querer botar a mão na massa antes de buscar ajuda ou esperar por alguma inspiração divina.

2. Diminuição do estresse e do desgaste mental

Qualquer pessoa que já tenha organizado um cômodo depois de um longo período de desorganização conhece a sensação de bem-estar e renovação que é proporcionada pela atividade. Tal fenômeno tem duas razões. Em primeiro lugar, como observou um estudo da Universidade de Princeton, nossa mente é diretamente afetada pelos objetos em nosso campo de visão, e um entorno organizado vai gerar uma mente organizada. Além disso, a percepção de “tarefas por fazer” é um fator de liberação de cortisol e outros hormônios do estresse em nosso corpo, causando alterações em nossos vasos que podem levar à hipertensão, arritmia e outras complicações de saúde.

3. Organização pessoal também é sinônimo de economia

Não há nada que economize mais dinheiro do que um bom planejamento. Saber o que deve ser adquirido — além de quando e onde — não apenas nos poupa de gastar inutilmente com certos itens, como também nos deixa preparados para aquela promoção de última hora que os desorganizados sempre perdem.

E a economia direta não é a única vantagem da organização para o nosso bolso, pois não podemos esquecer que o tempo economizado também passa a ser aplicado em tarefas mais produtivas, multiplicando nossos ganhos com um esforço mínimo.

4. Maior sentido na sua vida

Grande parte da nossa motivação nas atividades que realizamos diariamente depende de nossa capacidade para compreendê-las e enxergar o seu impacto sobre nossas vontades e ambições. Quando podemos avaliar algum progresso (por menor que seja) em nossas habilidades, relacionamentos, projetos e assim por diante, a vida multiplica em sentidos.

E o que isso tem a ver com a organização? Bom, organização é realmente o único caminho possível para quem deseja estabelecer metas realistas, acompanhar o seu processo de execução e avaliar os resultados obtidos com justiça. E é durante essa relação aproximada com cada atividade — uma relação amorosa, por assim dizer — que aprendemos a valorizá-la e que podemos apreciar de maneira palpável os efeitos que ela exerce sobre nós e sobre o mundo.

Essas são apenas algumas vantagens gerais da organização pessoal, dentre muitas outras que você pode descobrir enquanto coloca em prática essas ideias. Parte da diversão, afinal, é descobrir por conta própria o bem que ela nos faz!

E então, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

Join the discussion 2 Comments