5 hábitos das pessoas organizadas que você deveria aprender

5-habitos-das-pessoas-organizadas-que-voce-deveria-aprender

Casa bagunçada, crianças ativas e que exigem atenção, compras para fazer, rotina fora de controle… Para as pessoas organizadas, esse cenário é um pouco diferente. Mas se você se identifica com ele, provavelmente está sentindo falta de um pouco de equilíbrio em sua vida.

Saiba que isso é mais comum do que se imagina, especialmente com crianças pequenas em casa e tempo escasso. Para ajudar você, selecionamos 5 hábitos fundamentais que colocarão sua rotina nos trilhos outra vez. Vamos lá?

1. Ser rígido com as prioridades

Pare e reflita: o que é fundamental neste momento de sua vida? Esse é o primeiro e mais importante passo para começar a se reorganizar.

Defina prioridades e siga à risca os planos que você mesmo traça para o dia ou para mês todo. Se neste momento você precisa aumentar sua capacidade financeira, talvez as horas extras sejam bem-vindas. Mas se a sua prioridade é dedicar-se aos filhos pequenos e à casa, por exemplo, o rearranjo dos horários de trabalho certamente será o ideal.

Nesse processo você deve, inclusive, dizer não para compromissos ou tarefas que sejam desgastantes e que vão contra seus planos.

2. Manter uma rotina de organização da casa

De acordo com seus horários de trabalho e de cuidado com as crianças, separe um período para dedicar-se ao seu lar.

Mas não é necessário superestimar a limpeza da casa: em meia hora você consegue ao menos colocar as coisas no lugar e manter o ambiente mais agradável. E com uma rotina, ficará cada vez mais fácil manter tudo em ordem.

3. Pessoas organizadas jamais procrastinam

Procrastinar é um péssimo hábito. Você pode até evitar algo que deva ser feito num dado momento, mas aquela tarefa voltará para assombrar você mais tarde.

Por isso, tenha em mente que pessoas organizadas mantêm listas e cronogramas do que devem fazer (e elas realmente fazem!).

Uma dica é classificar suas pendências em 3 categorias: urgente, importante e adiável. Isso vai ajudar a manter o foco no que realmente importa.

4. Pedir ajuda quando necessário

É importante admitir pra si mesmo que às vezes precisamos de ajuda. Seja do(a) companheiro(a), de um familiar ou amigo, em algum momento você precisará do apoio de alguém. Precisa que as crianças sejam levadas para passear enquanto você limpa a casa? Peça para quem estiver disponível!

São atitudes simples que podem fazer toda a diferença nesse processo de organização da sua rotina. Portanto, não hesite em pedir ajuda, nem enxergue isso como sinal de fraqueza. Ao contrário: você conseguirá seguir com suas tarefas sem ficar sobrecarregado.

5. Fazer pausas para descansar

Em meio à rotina que você vive, pode parecer impossível fazer uma pausa e relaxar. Mas saiba que isso é extremamente importante para sua saúde física e mental. Depois de definir prioridades e executar as tarefas, você pode se dar esse presentinho.

Tente separar um período do dia ou da semana para fazer algo que você gosta. Pode ser um passeio no parque, assistir a um filme no cinema ou simplesmente relaxar em casa na companhia da família. Defina esse momento para si como uma prioridade na sua lista. Isso vai ajudar você a retomar o ânimo sem deixar de cumprir o que precisa ser feito.

Retomar as rédeas da organização não é impossível. Basta você refletir sobre suas prioridades e manter-se firme em seguir as metas definida por você mesmo, sem desvios desnecessários. Em casa ou no trabalho, pessoas organizadas têm mais bom humor e motivação.

Falando nisso, sabia que a forma como sua casa está organizada fala muito sobre você e sua rotina? Aqui no blog tem um post sobre esse assunto. E agora que as coisas estão se ajeitando melhor, aproveite e confira!

Join the discussion 2 Comments