A organização da sua casa fala mais sobre você do que você pensa

a-organizacao-da-sua-casa-fala-mais-sobre-voce-do-que-voce-pensa

Dizem que para saber como uma pessoa é no seu dia a dia basta ver como ela é em casa. Apesar de ser apenas um ditado comum, tem seu fundo de verdade. Um lar bagunçado é muito mais do que roupas amarrotadas no guarda-roupa, pia cheia de louças sujas, coisas jogadas pelo chão ou os pelos do seu bichinho de estimação aglomerados por todo o sofá. Significa que algo errado está acontecendo e que a falta de organização da casa é um reflexo direto da sua rotina.

Por isso, reunimos aqui alguns pontos-chaves para você colocar em prática pequenas, porém significativas, mudanças.

Ciclo sem fim

Sua casa diz muito sobre você. Com uma rotina atarefada e dividida entre trabalho e cuidado com os filhos, fica difícil mantê-la organizada com perfeição. Um pouco de desordem é, inclusive, considerado aceitável, afinal são muitas as responsabilidades que recaem sobre nós conforme o tempo passa. Porém, é quando sua casa começa a ficar muito desorganizada e suja, atrapalhando seus afazeres diários, que o alerta deve aparecer.

A bagunça atrapalha sua rotina, dificulta tarefas simples, como cozinhar ou achar a chave de casa, e começa a afetar o seu humor. Aos poucos, você começa a reclamar excessivamente e passa a ficar com raiva. O incômodo da desorganização se junta a outros problemas e você acaba descontando suas frustrações em terceiros.

O que antes era um pormenor isolado, agora é um ciclo vicioso difícil de ser quebrado.

Baixa qualidade de vida

Uma casa suja e bagunçada, quando mantida assim, se torna um caos. Seu humor esgota e a cada vez que você lembra que voltará para casa depois de um dia cansativo e encontrará tudo empilhado, desordenado e fora do lugar, o desânimo se instala e a produtividade no seu trabalho é reduzida.

A vontade de começar a organização da casa diminui, o caos só piora. Você se alimenta mal, se estressa mais e cuida pouco de si mesma. Perde o controle sobre sua casa, assim como sobre a sua vida pessoal e profissional, tornando-a cada vez mais melancólica.

Hora de tomar uma atitude

Que o tempo está cada vez mais limitado, já sabemos. Seus filhos precisam de cuidados, seu trabalho, de atenção, e sua vida, de novidades e pró-atividade. Mas, para isso, é preciso aprender a organizar o seu dia e ter foco.

Embora pareça clichê, por meio dessas duas atitudes você começará a concretizar mudanças no seu cotidiano. Comece a estipular o que é ou não prioridade na organização e defina algumas tarefas diárias a serem realizadas.

Não resolva fazer uma faxina de uma só vez, pois isso é cansativo e você só desejará protelar a atividade. Deixe o grosso com uma faxineira e se concentre, primeiro, na arrumação, que demanda menos tempo e esforço. Depois, estipule alguns dias da semana para passar um aspirador e manter a casa livre de pó.

Além disso, faça uma avaliação do que você guarda em casa. Você vai se surpreender com o espaço que pode ganhar ao se livrar de objetos e quinquilharias mantidas por puro hábito.

Aos poucos, você aprenderá a manter uma disciplina de organização da casa, que irá refletir diretamente em sua vida, aumentando seu desempenho, estabelecendo foco nas atividades mais importantes e criando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

E aí, o que você pensa sobre esse assunto? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

Join the discussion 4 Comments

  • Sandra Mletchol disse:

    Jú querida, você é especialmente importante no que diz respeito a Organização!! Vou continuar a seguir-te; afinal, minha vida ficou muito melhor depois de ter passado por seus ensinamentos técnicos. Quero me manter como um canal de divulgação dessa atividade que contribui tanto com a qualidade de vida das pessoas e que se mostra tão contagiante! Um beijo. Sandra Mletchol – SM Redecorando e Organizando seu Espaço!!

    • Juliana Faria disse:

      Oi Sandra, Obrigada por suas palavras….mas o que seria de mim sem vocês ! Isto mesmo, vamos espalhar sementinhas da organização e transformar a vida das pessoas. Grande beijo

  • Celia disse:

    Gostei muito de como o tema organizar-se foi abordado, de forma clara e bem elucidativa, sobre a importância da mudança da própria pessoa, senão nada muda.

    • Juliana Faria disse:

      Oi Celia,
      A organização é um estilo de vida, tem que vir de fora para dentro para que a organização se mantenha e também alguns hábitos devem ser modificados.