was successfully added to your cart.

Casa bagunçada: 5 malefícios de viver em um ambiente desorganizado

É claro que ninguém gosta de viver em uma casa bagunçada, não é mesmo? Porém, muitas vezes, acabamos ficando sem tempo ou sem ânimo para manter tudo limpinho e arrumado. De vez em quando, as coisas tendem sair dos trilhos.

Se identificou com o parágrafo acima? Tenha cuidado — apesar de compreensível, essa situação não pode se tornar um hábito! Uma casa desorganizada por muito tempo pode trazer muitos malefícios para os seus habitantes. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

Infelicidade

Segundo um estudo realizado pelo psiquiatra Leonard F. Verea, uma casa bagunçada vai acabar gerando moradores mais infelizes. Você já tinha pensado nisso? A explicação é simples — quanto mais bagunçada é a casa, mais problemas vão surgir para os seus moradores.

E, quanto mais problemas eles enfrentam, maior é a quantidade de estresse e dano mental que essas pessoas sentem. Com toda essa carga negativa, surge a tristeza — além, claro, da bela dose de baixa autoestima que surge do fato de viver em um ambiente desorganizado e bagunçado.

A situação pode ser tão complicada que, em casos mais extremos, algumas pessoas vivendo em ambientes assim por muito tempo podem, até mesmo, desenvolver sintomas de depressão.

Complicações à saúde

Uma casa bagunçada, normalmente, é uma casa que não é limpa com frequência. Mesmo que haja uma varrida aqui, uma ali, o lar se torna um ambiente incrível para o acúmulo de pó.

Esse pó acumulado pode, certamente, ajudar a desenvolver alergias, como a rinite, entre os moradores da residência. E isso, se ficarmos apenas no pó! Quem tem uma casa realmente bagunçada sabe que é muito fácil juntar bolor, bactérias e outras substâncias capazes de desenvolver doenças realmente sérias em quem mora ali.

Mau humor e estresse

Um estudo americano do Centro de Estudo das Vidas Cotidianas e das Famílias (CELF), da Universidade da Califórnia, detectou uma ligação entre o estresse e a bagunça em casa, sabia?

O estudo analisou a ligação entre os níveis de cortisol — conhecido como o hormônio do estresse — e a quantidade de objetos espalhados pela casa. O resultado foi surpreendente — quanto mais objetos na casa, maior é a quantidade de estresse no corpo dos moradores.

E, quanto mais estresse, maior também é o mau humor da pessoa. Alguém mau humorado, sobrecarregado de estresse, tende a desenvolver muitas doenças — a maioria mental, mas algumas físicas também.

Perda de itens importantes

Você já precisou de um documento muito importante com urgência, procurou e procurou, mas não conseguiu encontrá-lo? Se a sua casa é bagunçada, esse cenário deve ter acontecido várias e várias vezes.

Quem mora em uma casa desorganizada, normalmente, acaba registrando com maior frequência a perda de objetos e documentos importantes. O álbum de casamento, o certificado de reservista, a primeira madeixa do filho primogênito, o passaporte… A bagunça é como um portal interdimensional, que suga e some com objetos preciosos.

Hábitos ruins

Esse pode ser o pior malefício recorrente de uma casa desorganizada — os péssimos hábitos que são aprendidos pelas crianças. Quando os pequenos crescem e se desenvolvem em uma casa bagunçada, criam hábitos negativos — a própria desorganização, pouca higiene, pouco cuidado com objetos e falta de atenção, por exemplo.

Nesse ambiente, as crianças podem, até  mesmo, ter dificuldades de aprendizado por não terem conseguido se concentrar direito na hora dos estudos e dos deveres de casa. Por isso, é muito importante que as crianças possam crescer dentro de um lar organizado e limpo.

Viu só? Esses são alguns dos mais graves malefícios resultantes de uma casa bagunçada. Já havia pensado em algum deles? Conhece outros? Tem mais dúvidas? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

 

Join the discussion 5 Comments

Meta de ser uma pessoa mais organizada
em 2019 ?

Sua meta de ano novo é se tornar uma pessoa mais organizada em 2019 ?Você deve estar achando que sua resolução de ano novo já foi pelo ralo, pois já estamos no mês de Agosto né  ! 
Mas fica tranquila que o objetivo deste e-book é  te ajudar a chegar lá !


Meta de ser uma pessoa mais organizada
em 2019 ?

Sua meta de ano novo é se tornar uma pessoa mais organizada em 2019 ?Você deve estar achando que sua resolução de ano novo já foi pelo ralo, pois já estamos no mês de Agosto né  ! 
Mas fica tranquila que o objetivo deste e-book é  te ajudar a chegar lá !