5 dicas para organizar o quarto das crianças

Quem tem filhos sabe que nem sempre é fácil manter a arrumação do lar em dia, especialmente organizar o quarto das crianças. Com a rotina puxada há quem, inclusive, ache que não é possível mudar e botar as coisas em ordem.

Contudo, com medidas simples, porém efetivas, é possível transformar o dormitório dos pequenos em um espaço mais confortável e aconchegante e o principal: vencer a bagunça persistente.

Pois como afirma a especialista Marie Kondo – autora de 4 manuais sobre o tema, incluindo o livro “A mágica da Arrumação”, que ocupou topo da lista de best sellers do The New York Times em 2015 –, manter a casa organizada é essencial para o seu bem estar físico e psicológico.

Por isso, confira as 5 dicas que reunimos para ajudar você nessa tarefa!

1. Evite o excesso de móveis

Você sente que o quarto das crianças está ficando cada vez mais apertado, sem espaço para se locomover e com excesso de objetos? Se sim, saiba que esses problemas têm a mesma causa: o excesso de móveis.

Isso porque quando a mobília não é devidamente pensada para o dormitório ela acaba ocupando mais espaço do que deveria e servindo para que você acumule roupas, brinquedos, objetos e acessórios muitas vezes desnecessários.

E o resultado não poderia ser pior: o espaço fica reduzido, há menos circulação de ar e seus filhos ficam mais suscetíveis a se machucar esbarrando no mobiliário. Portanto, evite cometer esse erro. Dê preferência por móveis funcionais e que valorizem a versatilidade no dia a dia.

2. Doe roupas e brinquedos que não são mais usados

Há pouco falamos sobre o acúmulo de objetos e o impacto negativo disso na organização do quarto. Por isso, aqui vai mais uma dica: separe aqueles brinquedos que seus filhos não usam mais e as roupas que não cabem mais neles e doe-os.

Além de dispensar o que estava guardado e apenas ocupando espaço em sua casa, você também faz uma boa ação e repassa esses itens para quem está precisando deles.

3. Explore os espaços verticais ao organizar o quarto das crianças

Uma alternativa cada vez mais recorrente para organizar o quarto das crianças é investir nos espaços verticais, ou seja, as paredes.

Assim, você consegue arrumar itens pessoais, calçados e brinquedos de maneira mais funcional e ainda otimizar o espaço horizontal, que antes estava constantemente desorganizado e ainda dificultava a locomoção dos seus filhos.

Para isso, você pode contar com sapateiras de porta, organizadores, estantes, cestos aramados, prateleiras, nichos, etc.

4. Deixe um cesto de roupa suja no quarto

Essa é uma sugestão simples e bastante eficaz, afinal, crianças pulam, brincam, correm e, como consequência disso, se sujam com muita facilidade. Com isso, é fácil encontrar blusas, bermudas, meias e outras peças largadas pelo quarto.

Um cesto de roupas é uma solução simples para concentrar todas as roupas sujas em um só lugar e evitar que os pequenos baguncem ainda mais o ambiente.

Para incentivá-los a lhe ajudar, você pode, por exemplo, instalar uma cesta de basquete sobre o cesto de roupas. Assim eles se engajarão a colocar, mesmo que brincando, as peças dentro dele.

5. Use tons claros nas paredes

Essa é uma dica recorrente quando se trata de decoração e organização por um motivo muito simples: cores como o branco e os tons pastéis ajudam a ampliar a iluminação, seja natural ou artificial.

Além disso, tonalidades claras passam a sensação de amplitude dos espaços. Já cômodos com cores escuras e mais “fechadas” podem deixar o lugar mais sufocante, abafado e deixá-lo visualmente menor.

Aplicando essas sugestões, você conseguirá organizar o quarto das crianças e promover uma mudança na rotina da sua casa que beneficiará não apenas aos seus filhos como você também.

E se você gostou de ler sobre o assunto, aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras dicas imperdíveis!