Como deixar o seu ambiente de trabalho organizado com 6 dicas

Produtividade! Quer seja funcionário de uma empresa ou trabalhe em casa, essa é uma palavra de ordem. Porém, poucas coisas interferem negativamente na capacidade de realizar as tarefas em tempo hábil tanto quanto a bagunça. Se você também sente que uma boa ajeitada deixaria seu ambiente de trabalho organizado e facilitaria suas atividades do dia a dia, não perca este post! Temos 6 dicas imperdíveis para você!

Por que manter um ambiente organizado?

Objetos e papéis fora do lugar, além de causarem distração, fazem com que qualquer tarefa tenha que ser iniciada com um longo processo para “descobrir” onde estão as informações necessárias.

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de realizar alguma tarefa importante ou perdeu um prazo porque o formulário ou o lembrete referente a ela estavam perdidos no meio da bagunça!

A organização poupa tempo, favorece a concentração, ajuda a definir prioridades e a não se esquecer do que é essencial. Motivos para manter seu ambiente de trabalho organizado não faltam, não é mesmo?

Como deixar seu ambiente de trabalho organizado?

Então, hora de arregaçar as mangas e começar a organização. Seguindo as nossas dicas, você verá que tudo ficará mais fácil! Pronto para começar?

1. Descarte o que não é necessário

Eu sei, nós ficamos guardando objetos de que não precisamos mais. Porém, eles só ocupam espaço e prejudicam a funcionalidade do ambiente. Pratique o desapego e mande tudo para o lixo. Se algum contiver qualquer informação realmente importante, procure digitalizar.

O lixo também é o melhor lugar para aqueles objetos que se quebraram ou não funcionam mais, como canetas. Nada de guardá-las de volta, esperando o dia em que vão funcionar. Descarte-as sem dó!

2. Organize os fios

Além de melhorar a aparência do local, que não fica nada bonito com aquele emaranhado de fios, organizá-los pode ser muito fácil e poupar problemas, como tropeçar neles e destruir equipamentos.

Aproveite para colocar uma etiqueta em cada um, informando a qual aparelho pertencem. Isso vai evitar desligar o equipamento errado na hora de mexer com as tomadas.

3. Separe tarefas por fazer das já feitas

A hora dos papéis costuma ser a mais problemática na hora de organizar o ambiente de trabalho. Separe aqueles que não têm mais utilidade e jogue no lixo ou destine à reciclagem, de acordo com a política da empresa.

Em seguida, de acordo com a sua função e as providências que precisam ser tomadas, separe-os em pilhas diferentes.

A classificação pode variar, é lógico, mas, apenas como exemplo, pode haver uma de tarefas por fazer, tarefas já feitas mas que dependem de algum retorno e documentos para arquivar. Você pode ainda ter uma separação para tarefas urgentes.

O importante é que, na hora de iniciar suas tarefas, você saiba exatamente onde encontrar as informações das quais precisa para executá-las.

4. Utilize organizadores

Será muito mais fácil misturar as tarefas se elas estiverem dispostas lado a lado, sem qualquer separação. Por isso, utilizar organizadores é uma excelente ideia para manter cada coisa em seu devido lugar, evitando confusões e a necessidade de procurar algo novamente.

5. Utilize armários e afaste-se da bagunça

Embora os equipamentos de uso constante devam estar sempre à mão, os itens arquivados ou que não são utilizados com a mesma frequência podem ser mantidos em um armário.

Assim, você evita que seu espaço de trabalho fique abarrotado de objetos que não têm utilidade imediata e previne distrações.

6. Não vá embora sem arrumar sua mesa

À medida que o dia vai passando, não é incomum que a bagunça na mesa de trabalho vá aumentando. Por isso, ao fim do dia, antes de deixar seu ambiente de trabalho, organize-o.

Para garantir que isso vai acontecer, separe um tempo para essa finalidade. Além da arrumação geral, isso vai ajudar você a visualizar o que conseguiu fazer nesse expediente, identificar as tarefas que ficaram para o dia seguinte e até deixá-las já dispostas em ordem de prioridade.

E aí, entendeu como é importante manter o ambiente de trabalho organizado? Gostou das nossas dicas? Quer receber mais sugestões sobre como organizar os outros espaços da sua vida? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades!