Montar um cronograma: veja como facilitar a sua gestão de tarefas!

Para gerenciar seu tempo de modo mais efetivo e vantajoso, nada melhor do que montar um cronograma objetivo com todos os afazeres que devem ser cumpridos ao longo do dia, da semana ou do mês.

Ao fazer esse tipo de planilha, você visualiza com mais clareza as suas atividades e prazos a cumprir e consegue estabelecer uma rotina mais produtiva e feliz. Continue a leitura e confira nossas dicas para montar um cronograma eficiente e facilitar a gestão de tarefas no trabalho e em casa!

Busque um modelo

Inspire-se em modelos de cronogramas que já são reconhecidos e bastante utilizados. Muitos deles estão disponíveis na internet e podem ser adaptados a diferentes situações, desde projetos profissionais e atividades de trabalho até tarefas domésticas e pessoais. Você pode optar por organizar a rotina semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Ao visualizar um exemplo, fica mais fácil pensar em como elaborar o cronograma ideal para suas necessidades do cotidiano. Seguir um modelo também evita que você se perca no agendamento dos afazeres e se esqueça de alguma atividade importante.

Defina as atividades

Determine o que deve ser feito em cada dia e, se possível, para tornar a rotina ainda mais organizada e dinâmica, estabeleça um espaço de tempo para cumprir cada item da lista. Exemplos:

  • Dia 05/01, das 8 h às 9 h: estudar o projeto de pediatria;

  • Dia 06/01, das 9 h às 10 h: organizar a cozinha;

  • Dia 06/01, das 13 h às 14 h: terminar o relatório de pacientes;

  • Dia 07/01, das 10 h às 11 h: organizar o guarda-roupa dos filhos.

Na hora de definir os afazeres, vale dividir as tarefas do trabalho e de casa por períodos. Você pode separar a manhã para cuidar apenas do lar e a tarde para dedicar-se à profissão ou vice-versa.

Se isso não for possível, organize as atividades domésticas nos dias de folga, mas não deixe de reservar tempo para curtir a família, os amigos e cuidar de si mesma.

Estabeleça prioridades

Sendo sua vida corrida, você deve estar se perguntando: como definir prioridades quando tudo é urgente e exige o máximo de mim? Calma! Uma excelente solução para evitar crises de excesso de responsabilidades é utilizar métodos para estabelecer prioridades de maneira assertiva. E uma das metodologias mais simples e eficazes é o Getting Things Done (GTD).

Criado pelo norte-americano David Allen e batizado no Brasil como “A arte de fazer acontecer”, o GTD ajuda a otimizar o tempo por meio de uma seleção de tarefas baseada em um contexto, ou seja, o foco está em cada projeto e no que se deseja alcançar com a finalização de cada um deles. Assim, é possível criar listas de tarefas mais sucintas, objetivas e eficazes.

Aposte nas ferramentas disponíveis para montar um cronograma

Recorra a softwares, aplicativos, planilhas e produtos voltados para a organização de tarefas e melhor administração do tempo. Essas ferramentas são simples de utilizar e ajudam a deixar a rotina de casa e do trabalho bem mais produtiva.

Outras saídas bem eficazes são os cursos de organização, que abordam técnicas eficientes, e a contratação de um Personal Organizer, capaz de realizar e orientar a organização de ambientes, projetos pessoais e profissionais etc.

Curtiu nossas dicas de como montar um cronograma eficiente? Já fez ou tem vontade de fazer um curso de organização? Conhece o trabalho de um Personal Organizer? Compartilhe sua opinião e experiência deixando um comentário no post!