Por que dormir melhor é essencial para a sua vida?

Por que dormir melhor é essencial para a sua vida?

Dormir bem é fundamental para nossa saúde. O sono é reparador porque recupera as funções dos neurônios, e revigora as associações realizadas durante o dia. E quando dormir melhor se torna uma rotina, ganha-se uma maior qualidade de vida, o que influencia em vários aspectos: nos relacionamentos, na vida em família e no trabalho.A falta de sono adequado causa os mais diversos problemas, como fadiga, enfraquecimento do sistema imunológico, irritabilidade, obesidade entre muitos outros.

Confira algumas dicas simples de seguir para ter ótimas noites de sono e descansar da melhor forma possível.

Deixe o quarto escuro

O sono vem como consequência direta da atividade dos neurônios (células nervosas), que quando esgotados dão início à sonolência. Assim chega um momento em que o cérebro desliga os sistemas que mantêm o indivíduo acordado, relaxa os músculos e inicia o adormecimento. A dica é começar a diminuir as luzes de toda a casa assim que a hora de dormir se aproxima. O quarto deve ficar completamente escuro e, para isso, invista em cortinas do tipo blecaute, pois elas não deixam a luz externa (do dia ou de refletores) entrar no quarto.

Outra dica são as máscaras para dormir, que podem ser usadas tanto para dormir diariamente, quanto para tirar um cochilo em viagens de avião, carro ou ônibus. Ela também é útil para pernoitar em quartos de hotel.

Lembre-se de que aquela pequena luz emitida por eletrônicos, como computador, smartphone, tablet e TV também pode influenciar na qualidade do sono, portanto, procure desligá-los antes de descansar.

Leve o conforto pra cama

Uma cama fica muito mais convidativa e aconchegante se o colchão e o travesseiro estiverem adequados.Tanto um, quanto o outro, possuem “prazo de validade”, por isto fique de olho se o seu colchão ou travesseiro não precisa ser substituído. Em noites frias, os pijamas quentinhos são bem-vindos, assim como um “kit” composto por luvas, gorros e meias quentinhas e confortáveis. Quem tem um aquecedor, pode usá-lo nas noites mais frias, mas atenção: evite deixar o aparelho ligado a noite toda para não aquecer demais o quarto — isso certamente fará seu sono render menos.

Evite consumir produtos com cafeína

Bebidas como café, vários tipos de chá e também alguns refrigerantes possuem cafeína em sua composição. Não é lenda: a cafeína realmente deixa o organismo em alerta! Portanto, evite-a a partir de aproximadamente quatro horas antes de se deitar para dormir.

Mexa-se e alimente-se bem

Faça atividades físicas durante o dia, mas não em horários próximos ao momento de dormir para não atrapalhar o sono. Os especialistas apontam a endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar – liberada durante os exercícios, como responsável pelas boas noites de sono.Tenha também uma alimentação equilibrada e sem excessos, pois comer demais pode sobrecarregar o corpo e prejudicar o sono.

Faça atividades relaxantes antes de se deitar

Cerca de 30 minutos antes de dormir, faça alguma atividade relaxante. Deixe a luz do ambiente menos intensa e amarelada, leia algo agradável, ouça músicas calmas, medite, tome um banho morno, beba uma xícara de leite quentinho ou de chás calmantes. Tudo isso faz o corpo relaxar.

Controle o estresse

A correria do dia a dia traz, além do cansaço físico, o estresse mental. E enquanto o primeiro pode favorecer o sono, o segundo pode prejudicá-lo. Para quem acha que sua rotina diária está gerando muito estresse, a dica é refletir muito bem sobre as escolhas para sua vida e, se necessário, procurar ajuda psicológica para auxiliar a lidar com os problemas.

Emagreça

A obesidade aumenta a apneia do sono, condição que prejudica drasticamente a sua qualidade, tornando-o insuficiente. Sono insuficiente aumenta a chance de obesidade, formando um círculo vicioso. Por esse e outros motivos, pense em criar um programa para emagrecer.

Agora que você já sabe como dormir melhor e acordar mais disposto a cada novo dia, que tal ajudar seus amigos e familiares a terem boas noites de sono? Basta compartilhar este artigo em suas redes sociais!

Fechar Menu
×
×

Carrinho

ATENÇÃO

Olá, estamos temporariamente sem energia elétrica, e nossas centrais telefônicas estão desligadas. Para entrar em contato use o celular abaixo.

(11) 97524-2398