was successfully added to your cart.

Cozinhas abertas

Com certeza você já deve ter ouvido falar em cozinha aberta ou cozinha americana. Esta é uma tendência de layout na decoração muito popular fora do país e que está ganhando o coração das famílias brasileiras. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de ambiente, listamos algumas das principais vantagens e desvantagens para tirar todas as suas dúvidas, assim você entende todos os detalhes e decide se sua cozinha será assim ou no modelo tradicional.

 Cozinha tradicional x Cozinha aberta

No mundo da arquitetura e do design de interiores existem dois tipos de cozinha: a cozinha tradicional e a cozinha aberta. A cozinha tradicional é a mais comum no Brasil e ter por característica ser um cômodo da casa fechado por paredes e integrado aos demais ambientes por uma porta. Em casas ela costuma ser maior e em apartamentos mais compactos a cozinha se limita a um corredor com extensão mais larga.

Já a cozinha americana, muito encontrada em casas em condomínio fechado, possui algumas diferenciações em seu design. Ele tem por identidade o ambiente aberto, ou seja, sem separação por paredes, fazendo a integração dos cômodos, que, geralmente, é composto por sala e cozinha.

Este modelo nasceu no século xx e era uma característica exclusiva em casas de alto padrão. Porém, o modelo fez tanto sucesso que é possível encontrar atualmente em todos os tipos de casas e apartamentos em Curitiba, sendo um dos pedidos favoritos na hora de reformar.

Hoje é possível encontrar três tipos diferentes de layout para a cozinha aberta, são eles:

Cozinha integração total: não possui divisão de paredes no ambiente;

Cozinha balcão marcenaria: este tipo possui uma pequena divisão nos ambientes com a utilização de um balcão;

Cozinha balcão alvenaria: o terceiro tipo é caracterizado pela divisão feita por uma parede, porém esta parede é aberta e possui um grande balcão dividindo os ambientes.

Vantagens de ter uma cozinha estilo americana

 A cozinha estilo aberta traz diversos benefícios, sendo que o principal deles é a integração dos ambientes que ela promove. Vamos conhecer mais sobre as vantagens deste modelo de decoração?

  •  Melhor integração e comunicação: com a cozinha aberta, familiares e amigos não ficam mais separados. Por ter o layout aberto sem a necessidade de paredes, as pessoas que estão na cozinha podem conversar e interagir normalmente com quem está na sala, por exemplo.
  • Ambientes mais clean: nada mais gostoso do que ter um ambiente clean, não é mesmo? Por ser integrada com a sala, a decoração destes ambientes devem ter harmonia e por isso, oferecem ao imóvel um ar mais clean e sofisticado.
  • Aproveitamento de iluminação natural: se você mora em uma casa em Curitiba, por exemplo, a cozinha americana proporciona um melhor aproveitamento dos ambientes e de outros elementos que nele existem, como, as janelas. Elas têm a missão de enviar luz para todo o cômodo, por isso investir em boas janelas também é essencial para aproveitar a luz natural durante o dia.
  • Organização é uma regra: chega de ambientes bagunçados, pilha de louça para lavar e eletroportáteis fora do lugar. Com o conceito aberto oferecido pela cozinha aberta, ter organização é essencial, já que o ambiente é aberto e pode ser visto do restante da casa. No começo isso pode parecer chato, mas é um estímulo para a família manter tudo em ordem.
  • Segurança e comodidade: chega de ficar na cozinha preparando o jantar enquanto os filhos ficam sozinhos na sala. Com a cozinha aberta, os pais podem realizar suas tarefas ao mesmo tempo em que ficam de olho nas crianças.
  • Ganho de espaço: a abertura total dos ambientes proporciona que a sensação de amplitude, ou seja, mesmo se você mora em um pequeno apartamento em Curitiba, por exemplo, o seu cômodo vai parecer maior graças a inexistência de paredes.

 

 Vale a pena ter uma cozinha com conceito aberto?

Tudo vai depender dos seus objetivos. Há quem prefira os ambientes separados e fechados, promovendo mais privacidade para cada momento do dia. E existem as pessoas que visam pela praticidade e modernidade na arquitetura. Como tudo tem os prós e os contras, listamos aqui alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de decidir entre ter ou não uma cozinha com conceito aberto.

  • Cheiro de comida na casa: se você é uma pessoa que gosta de cozinhar com frequência, mas não suporta que a casa fique com cheiro de comida, a cozinha aberta pode não ser ideal pra você. Por não ter divisão com paredes, provavelmente, quando você estiver preparando aquele jantar delicioso, o cheiro dos pratos vão se espalhar pela casa. Neste caso, a dica é apostar em uma boa coifa.
  • Espaço limitado: por perder em média 2 paredes, você perde também espaço para colocar armários e eletrodomésticos. Para resolver este problema será necessário aprender a conviver com o essencial e manter a organização sempre.
  • Barulho de eletrodoméstico: na hora de comprar um eletrodoméstico, vale a pena se certificar se ele não é muito barulhento, pois o barulho vai ecoar por toda a casa. Se não tiver jeito, converse com os membros da família e peça um pouco de compreensão neste caso.

 

 Como ter uma cozinha aberta?

  •  Reforma: hoje em dia é possível ter uma cozinha aberta através de reforma. Se você mora em uma casa em condomínio fechado, por exemplo, com alguns ajustes estruturais você pode ter a cozinha dos seus sonhos. A dica antes de reformar e pegar ideias do que você deseja e conversar com um profissional da área. Se for necessário mexer na disposição dos cômodos, apenas um arquiteto vai saber te orientar sobre quais reformas são possíveis e não vão danificar os demais espaços da casa.
  • Comprar pronta: por estar em alta nas decorações, é mais fácil encontrar um imóvel para comprar que possua cozinha em conceito aberto. Se este é um dos seus requisitos para encontrar o seu imóvel ideal, faça uma busca em sites confiáveis na internet ou converse com seu intermediador de compra. Só assim você vai encontrar sua casa em Curitiba do jeito que você quer.

Agora que você já conhece todos os detalhes e características das cozinhas abertas, que tal aderir a este novo conceito de decoração na sua casa ou apartamento? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo sobre como é a sua cozinha e também compartilhar o post nas redes sociais.