É verdade que o hábito da organização faz bem para a saúde?

Qual foi a última vez em que você não encontrou a chave do carro? E o batom vermelho que queria passar noite passada, onde foi parar? Você já perdeu o controle da televisão e não encontrou no pequeno espaço da sua sala? Sabia que organização faz bem para a saúde?

Se você já passou por essas situações, saiba que no desespero de encontrar o objeto perdido sua pressão arterial começa a subir, a tensão é distribuída por todos os seus músculos e não há São Longuinho ou três pulinhos que diminuam a vontade de ser organizado.

Por que a organização faz bem para a saúde?

Dizem que tempo é dinheiro. Se esse velho ditado for verdade, você precisa urgentemente se organizar para otimizar seu tempo e não chegar mais atrasado nas reuniões ou festas.

Quem nunca se atrasou para num compromisso por que não encontrava o que queria? Ser organizado traz benefícios que muita gente ainda nem conhece. Confira:

Ser organizado reduz o estresse

Quanto mais energia você gasta para encontrar um objeto em meio ao caos da sua casa ou trabalho, menos paciência você tem para encarar o resto do dia e as tarefas que necessita cumprir.

Com os ambientes organizados, você sabe onde está cada item, o que diminui a energia que gasta para encontrá-los e, consequentemente, livra-se do excesso de estresse, irritação e nervosismo.

Ajuda com os problemas pessoais

O ambiente em que você vive, assim como o que você trabalha, é o reflexo dos seus sentimentos. Muito do que está ao nosso redor é espelho do que está em nosso interior.

Sendo assim, bagunça significa bagunça! Comece organizando seus espaços pessoais que logo estará em paz com seus conflitos internos.

Organização permite maior foco em suas atividades

Já reparou que em um ambiente calmo e tranquilo é muito mais fácil se concentrar? O mesmo acontece com a sua capacidade de se concentrar nas tarefas diárias, seja estudar, trabalhar ou qualquer outra.

Segundo os especialistas, nossa capacidade de focar em uma única atividade é reduzida devido à poluição visual de um lugar desorganizado, assim como a capacidade de processar informações e fixá-las na memória.

Renova suas ideias

Não importa se você já é uma pessoa organizada ou está começando a organizar suas coisas após ler nosso texto, o importante é saber que logo no início novas ideias surgirão, como um passe de mágica.

Muitas vezes ao encontrar objetos que estavam perdidos, velhos projetos que haviam ficado no passado são estimulados junto a novas ideias e percepções. Vale a pena testar, não é mesmo?

Aumenta sua produtividade

Já reparou que em alguns dias você é mais produtivo que em outros? A culpa disso pode ser a ausência de organização.

Quando você é organizado, o cérebro processa com mais facilidade as informações. O contrário acontece quando você vive em meio a desordem: o rendimento diminui, pois você se distrai com mais facilidade e frequência.

Ser organizado diminui sua pressão arterial e estresse e te poupa bastante tempo no decorrer do dia a dia. Dessa forma, você pode reservar sua atenção para tarefas mais importantes ou mais agradáveis, contribuindo para um aumento na qualidade de vida.

Viu só como a organização faz bem para a saúde? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas!