7 segredos para ajudar na organização da sala de estar!

A organização da sala de estar demonstra muito da harmonia de sua casa. Quando ela está desorganizada ― com muitos objetos fora do lugar e sem espaço ― e o momento de arrumá-la tenha se tornado um desafio diário, é hora de parar e repensar como resolver cada problema de maneira mais eficiente e produtiva.

Pensando nisso, listamos 7 segredos de como manter a ordem no ambiente sem muito trabalho e de maneira prática. Confira!

1. Evite o excesso de móveis

A primeira dica não poderia ser outra. Afinal, a organização da sala está muito ligada à mobília usada nela. E quanto mais móveis você tem, mais o cômodo se torna apertado, dificultando a circulação e facilitando o acúmulo de objetos.

Por isso, evite excessos. Antes de escolher o mobiliário do ambiente, pense e repense o que é realmente necessário e o que é dispensável no local, optando sempre por peças multifuncionais.

Assim, você deixa o ambiente mais ventilado e arrumado e ainda evita possíveis acidentes com as crianças, que podem esbarrar ou até se machucar gravemente quando a sala está tomada por móveis.

2. Procure não acumular

Há pouco, falamos sobre acumular coisas. Seja por um comportamento impulsivo ou colecionador, muitas pessoas têm esse hábito e não percebem o quão prejudicial para a organização do lar esse costume pode ser. Isso porque muitos desses itens, papéis e acessórios não têm utilidade no seu dia a dia e só estão ocupando espaços que poderiam ser mais bem utilizados.

Por isso, tire um dia para fazer uma limpa em todos esses objetos e ver quais são realmente necessários. Os demais, você pode se livrar ou quem sabe até doar.

3. Invista em uma mobília funcional

Além de ser uma excelente alternativa para otimizar os espaços e aproveitar melhor cada canto da sua sala, a mobília funcional tem como principal característica a versatilidade. Isto é, une praticidade e beleza em um mesmo móvel. Alguns exemplos de peças que seguem essa tendência são pufes com abertura, mesas laterais, armários embutidos, sofás-cama, entre outros.

4. Utilize caixas e cestos organizadores

Caixas e cestos organizadores são ótimas opções para guardar, separar e arrumar papeladas, arquivos, documentos importantes, itens decorativos e acessórios ― além de outros objetos que ficam espalhados pela sala na correria da rotina ― de forma bem distribuída, delicada e moderna.

São dois objetos que, quando bem pensados, podem, inclusive, compor a decoração de sua casa.

5. Use bandejas na organização da sala

Outro item simples que pode ser usado na organização da sala é a bandeja.

Produzida em diferentes materiais, tamanhos e formatos, ela pode ser colocada em um aparador, na estante ou na mesinha de centro para que você e sua família coloquem nela pequenos objetos, como chaves, moedas, etc.

Isso evita que esses itens acabem espalhados por toda a casa, centralizando tudo em um único canto.

6. Sacolas ou cestos

Sabe aquele monte de coisas que estão espalhadas pela sala e que dificultam até no momento da limpeza ? Que tal você ter uma sacola ou cesta com o nome de cada morador ?

Para manter a sala em ordem, é só colocar dentro da sacola de cada um os itens que estão espalhados pela sala. Os respectivos donos podem assumir a organização destes itens, ou quando você tiver um tempinho livre pode guardar cada coisa no seu devido lugar.

Estas sacolas são de grande ajuda para manter a organização da sala no dia a dia.

7. Organize os cabos

Muito mais do que uma questão estética, esconder os fios também é questão de segurança.

Quem tem filhos pequenos sabe que eles estão na fase de descobertas e a curiosidade está a mil. Como resultado, eles estão constantemente explorando os cantos da casa e os objetos que encontram.

Por esse motivo, vale a pena adquirir aquelas fitas organizadoras de velcro para prendê-los, organizando-os, e depois colocá-los atrás da estante, painel ou rack.

Seguindo nossas dicas, você conseguirá manter a organização da sala, priorizando o bem-estar e a segurança de seus filhos e, de quebra, garantindo uma decoração mais fluida e funcional. Aproveite e compartilhe essas dicas nas redes sociais e ajude outras pessoas com a arrumação do lar!