was successfully added to your cart.

Carrinho

5 dicas indispensáveis para organizar um armário de cozinha

A cozinha é um dos locais mais frequentados em uma casa. É nela que, na maioria das vezes, preparamos nossas refeições e nos reunimos com os familiares e amigos. Para que esse espaço seja bem aproveitado, uma boa organização e otimização do espaço é fundamental,e a principal maneira de se fazer isso é através da organização do armário de cozinha. A seguir, reunimos 5 dicas que irão te ajudar a organizar o seu e deixar a sua cozinha muito mais agradável.  Confira!

Analise o que você possui

Quando vamos fazer a organização do armário de cozinha, a melhor opção é fazer por partes. Retirar tudo o que está dentro do armário pode causar uma grande bagunça e fazer com que você fique perdido por qual setor começar. Abra todas as portas dos armários e escolha um grupo para iniciar, podem ser as panelas ou itens do dia a dia. Desapego é essencial no processo de organização, não adianta nada querer organizar se acumularmos itens que nunca usamos. Retire do armário o grupo escolhido, limpe e separe o que vai ser guardado e o que vai ser descartado.

Deixe as louças e aparelhos de jantar com acesso facilitado

Louças do dia a dia e refratários que são usados diariamente, devem ficar em local de fácil manuseio, se necessário utilize organizadores de madeira ou metal, eles irão deixar seu armário com uma melhor repartição. Empilhe os pratos um em cima do outro em grupos de rasos e fundos com no máximo 12 peças. Em seguida, faça o mesmo com os de sobremesa e com as tigelas.

Sabe aquele aparelho de jantar que você ganhou ou comprou para ocasiões especiais? Guarde-o na parte superior do armário. Afinal, como o uso do mesmo é mais raro, é melhor deixar os locais mais baixos para os itens utilizados no cotidiano. Além disso, mantendo-os a parte, estarão muito mais seguros de sofrerem danos acidentais.

Se o armário tiver portas de vidro, separe a louça mais bonita para ficar visível. Copos, xícaras e pires devem ficar próximos a pia por serem usados com mais frequência.

Utilize divisórias para organizar os talheres

Utilize divisórias nas gavetas ao armazenar os talheres. Agrupe por função, colheres, garfos e facas de mesa devem ter acesso fácil de manuseio. Já os menos usados, como facas de corte, pegadores, espátulas e medidores, coloque em uma gaveta separada. Panos de prato, guardanapos e toalhas de mesa podem ser destinados a uma terceira gaveta.

Em casas com crianças pequenas é aconselhável deixar os utensílios das mesmas separados. Como são vários potinhos para alimentos, copos de plástico, talheres diferenciados, dentre outros, é melhor colocar tudo a parte para serem mais facilmente localizados.

Coloque os utensílios pesados na parte inferior do armário

As panelas, por serem maiores e mais pesadas, devem ficar na parte de baixo do armário, próximas ao fogão. As menos usadas devem ser postas no fundo e as mais usadas na frente. Se houver um espaço amplo, não será necessário empilhá-las. Caso contrário, as menores podem ser colocadas dentro das maiores e as tampas juntas, a parte.

No armário de cozinha os eletrodomésticos ocupam grande espaço. Por isso, os que são usados diariamente podem ficar sobre o balcão da cozinha, que também servem como item de decoração. No caso dos de menor uso, guarde no armário junto aos acessórios.

Reserve uma parte do armário para guardar alimentos

Os mantimentos para o preparo das refeições podem ser colocados na parcela inferior do armário. Se o espaço não for suficiente, alguns desses alimentos podem ser depositados em potes para a sua melhor conservação. Há uma oferta grande de recipientes que, além de armazenarem mantimentos, embelezam sua cozinha.

E então, o que achou do nosso post? Pronta para arrumar o seu armário de cozinha? Deixe seu comentário!