was successfully added to your cart.

Carrinho

7 erros de limpeza da casa que todos cometem e como evitá-los

Quando o assunto é limpeza da casa, cada um tem o seu próprio ritual. Mistura de produtos, soluções caseiras, as pessoas fazem de tudo para deixar cada cantinho brilhando. Mas, saiba que muitas dessas práticas podem estar erradas. Por isso, preparamos um texto com os 7 erros de limpeza da casa que todos cometem. Dessa forma, você poderá organizar uma rotina de limpeza duradoura e eficiente em seu lar.

Falta de organização na hora da limpeza

Muitas pessoas iniciam a limpeza da casa de forma aleatória, limpando vários cômodos ao mesmo tempo, de forma desordenada. Procure sempre iniciar sua faxina de forma organizada, começando pelos cômodos internos da casa em direção às saídas, sempre limpando os objetos altos em primeiro lugar.

Uso indiscriminado dos produtos “multiúso”

Apesar do nome multiúso, esse tipo de produto não deve ser aplicado em qualquer coisa, como a maioria das pessoas costuma fazer. A dica é aplicá-los somente em objetos e superfícies que possam ser lavados, como o plástico, pisos e alvenaria. Jamais utilize esse tipo de produto em madeira e metal, pois você poderá danificá-los.

Limpeza de várias superfícies com o mesmo pano

Se você está no time das pessoas que limpam a casa toda com um único pano, pare agora mesmo! Ao fazer isso você pode transferir bactérias e micro-organismos presentes em certos cômodos como a cozinha, para toda a sua casa. O ideal é reservar um pano para cada ambiente, sem misturá-los.

Crença em conceitos ultrapassados

Alguns mitos e crendices devem ser postos de lado para que você consiga otimizar o seu tempo e limpar a sua casa com máxima qualidade. Um exemplo disso é sobre aquela velha história de que o álcool comum é um poderoso desinfetante e bactericida. O álcool doméstico, embora tenha as suas utilidades, não chega a ser tão eficiente como a água sanitária ou outros bactericidas. Por isso, na hora em que precisar desinfetar de verdade algumas superfícies, fique de olho no produto que você escolherá.

Uso incorreto do sabão em pó

Aplicar esse tipo de produto no mármore ou em pisos é um tremendo erro. Isso porque, o sabão em pó nesse tipo de superfície age como a soda cáustica, corroendo de forma imperceptível o piso, o que permite o acúmulo de sujeira. A dica é utilizar produtos menos agressivos, como o detergente neutro.

Abuso da vassoura

Varrer a casa é a prática universal da limpeza doméstica. Mas saiba que ao varrer, você recolhe apenas parte da sujeira, pois grande parcela do pó é espalhada pela vassoura e assentado nos demais móveis da casa. O ideal é adquirir um aspirador de pó, que é mais eficiente e realmente elimina a sujeira.

Limpeza de vidros com técnicas mirabolantes

Esfregar jornal no vidro não o deixa mais limpo, pelo contrário, é provável sujá-lo ainda mais. O mesmo vale para lavar as janelas sob o sol forte. Isto pode deixá-las com manchas devido à rápida secagem da superfície nessas condições. Aplicar uma simples solução de água com detergente neutro nesses locais já é mais do que suficiente para deixá-los como novos.

Viu só como você não precisa sofrer para fazer a limpeza da sua casa? Tendo organização e estando munido dos produtos corretos para cada tipo de situação, você conseguirá obter ganhos no resultado final sem maiores esforços, evitando gastos excessivos com material de limpeza. Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e continue acompanhando todas as novidades do nosso blog.

Join the discussion 5 Comments

  • Elna Fonseca disse:

    Essas dicas são muito importantes, porque assim como algumas pessoas tem noção das observações feitas aqui, outras agem erroneamente e sem orientação de todas as formas e o pior é achar que está fazendo certo. Então, vale saber e compartilhar com as pessoas dicas como essas!

  • Marta disse:

    Gosto muito dessas dicas p organizações e limpezas, e para limpar sofás e estofados quais os produtos indicados??

    • Patricia disse:

      Olá Marcia,
      Se for um sofá de tecido e a mancha for pequena, você pode tentar tira-la com espuma de barbear. Passe a espuma de barbear numa esponja macia e passe no sofá num único sentido sem fazer movimentos circulares. Depois passe um pano limpo e seco. Deixe secar. Se não resolveu ou se existirem manchas maiores no sofá, o ideal é contratar uma empresa especializada para que a limpeza seja feita da forma correta pois senão você corre o risco de ter o armário mais manchado ainda.