was successfully added to your cart.

Carrinho

6 dicas e cuidados para cuidar da casa no inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, é necessário de tomar alguns cuidados extras com a casa. Nessa época o que mais queremos é ficar no quentinho debaixo das cobertas, não é verdade? Mas alguns hábitos são fundamentais para manter tudo organizado e poder aproveitar os momentos de descanso. Além disso, com as temperaturas mais baixas e o clima mais seco, é preciso tomar cuidado para que doenças não apareçam. Pensando nisso, separamos 6 dicas para cuidar da casa no inverno, facilitar a sua vida e deixar o lar bonito e saudável. Confira!

1. Deixe o ar circular

Com o friozinho, nossa vontade é fechar todas as janelas e portas pra manter o calor dentro de casa, mas isso não é uma prática lá muito saudável. Um ambiente fechado é propício para a proliferação de fungos e ácaros, que podem levar a muitos problemas de saúde, principalmente os respiratórios.

Portanto abra as janelas e portas e deixe o ar circular por pelo menos 1h diariamente, assim o sol entra, renova o espaço e você economiza com a farmácia.

2. Leve os casacos para tomar sol

Os casacos pesados, gorros, cachecóis e todos os outros acessórios de inverno ficaram guardados um bom tempo em cima do armário, não é? E com isso, é preciso alguns cuidados para que eles possam ser usados novamente.

Antes de desfilar por aí com os modelitos, lave-os ou deixe-os ventilando na sombra para eliminar todos os ácaros e poeira — atente-se à etiqueta da peça, pois muitas devem ser lavadas a seco. Lembre-se, também, de doar as peças que você não usa mais.

3. Lave as roupas de cama que estavam guardadas

O mesmo vale para as roupas de cama que ficaram guardadas por longos períodos. Lave-as e deixe-as secando em ambientes bem arejados, assim você evita alergias e outros problemas.

Vale lembrar que é bom trocá-las com frequência. Além disso, dê preferência aos edredons, uma vez que a maioria dos cobertores são o gatilho para o nariz começar a coçar. Ao guardá-las novamente, opte por armazená-las em sacos embalados a vácuo, impedindo a proliferação de microrganismos ou sacos e caixas de tecido com o ” Moffim” .

4. Mantenha o ar úmido

No inverno, o clima seco é bem comum, ainda mais se você utiliza aquecedores elétricos em casa, que podem intensificar o problema. Como solução simples e eficaz, você pode usar um umidificador no ambiente ou espalhar bacias com água pelos cômodos. Com isso, a qualidade do ar será bem melhor.

5. Dê adeus à sujeira

Os ácaros e outros microrganismos andam de mãos dadas com muitas doenças comuns no inverno e para lutar contra eles, nada melhor que uma boa limpeza.

Faça uma faxina pesada no início da estação e depois procure manter tudo limpo e organizado regularmente. Ao realizar a faxina, opte pelo uso de panos úmidos ou de microfibra,  aspirador de pó, em vez de vassouras e espanadores, evitando assim que a poeira suba e se espalhe.

6. Guarde os livros

Tomar conta da casa no inverno pode exigir diversos cuidados e para evitar que a poeira se acumule em objetos difíceis de limpar como livros e revistas. Uma boa dica é organizá-los em um armário fechado, poupando seu tempo na hora da limpeza. Mas lembre-se de abrir os armários de vez em quando pra que o ar também ventile ali dentro.

Seguindo essas dicas e tomando cuidados simples, porém eficientes, é fácil cuidar da casa no inverno, deixando o ambiente organizado e propício para aquele filminho com pipoca debaixo das cobertas.

Gostou? Conte pra gente quais outros cuidados você toma quando as temperaturas começam a cair!

Join the discussion 3 Comments

  • Roberto disse:

    Espanador não espalha mais o pó? O uso de flanelas não é mais recomendado ? Obrigado

    • Juliana Faria disse:

      Oi Roberto, estes espanadores que me refiro são aqueles que retem o pó , são eletrostáticos.Ou então utilizar panos de microfibra que também retem melhor o pó do que a flanela.