4 dicas de como organizar a geladeira sem esforço
Organizar a geladeira significa economizar

4 dicas de como organizar a geladeira sem esforço

Armazenar comida nunca foi um grande mistério, até que a família cresceu e seu número de atividades também. Aí de repente a geladeira virou um amontoado de comidas com diferentes períodos de validade e armazenamento. Logo, se você se viu nesse retrato da vida, tudo que você pode querer agora é saber como organizar a geladeira sem esforço, não é mesmo?

No artigo de hoje vamos abordar dicas práticas de como organizar e manter-la limpa. Com uma rotina simples de organização, você poderá até mesmo economizar na conta do supermercado.

Mantenha a geladeira limpa

A limpeza da geladeira é essencial para seu bom funcionamento, tanto no aspecto de economia de energia, como também no seu papel de armazenamento dos alimentos da família. Por isso, comece a limpeza retirando todos os alimentos. Aqueles que estiverem vencidos devem ser jogados fora e os demais reservados.

Limpe a parte interna da geladeira com água e detergente. Após esta limpeza, faça uma mistura com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 500 ml de água e passe em toda a parte interna, assim a geladeira ficará livre das bactérias. Degele o freezer e também faça a limpeza interna. Essa rotina deve ser feita pelo menos uma vez por mês e facilitará a organização.

Utilize vasilhames adequados para o armazenamento de alimentos

Para manter a geladeira organizada é preciso guardar os alimentos em vasilhames fáceis de empilhar e manusear. Os itens ideais nestes casos são os quadrados e os retangulares transparentes, pois podem ser empilhados, colocados nos cantos e ainda permitem que o conteúdo interno possa ser observado por quem está abrindo a geladeira. Otimizar o espaço da geladeira com organizadores aramados ou de plástico é muito prático também.

Dica extra: Use cestos de plástico para armazenar os itens do café da manhã, deixando a etapa do desjejum mais rápida.

Tenha atenção aos diferentes tipos de alimentos da sua geladeira

Cada alimento precisa ser conservado de uma maneira, e isso é fundamental para a saúde da família. Consumir produtos fora da validade ou contaminados pode causar sérias complicações, especialmente, em crianças e idosos. Por isso, saber como organizar e armazenar os alimentos é de suma importância.

  • Carne vermelha, frango e peixes: as proteínas devem ser guardadas no freezer em porções que são usualmente preparadas, com indicação da validade.
  • Pratos prontos congelados devem ser mantidos no freezer até o momento do consumo.
  • Verduras e legumes: devem ser armazenados nas gavetas inferiores, dentro de sacos plásticos limpos e abertos. As batatas podem ser guardadas fora da  geladeira em sacos de papel dentro do armário.
  • Frutas: as frutas partidas como melancia, melão e manga devem ser mantidas em vasilhames fechados dentro da geladeira. As demais frutas devem ser guardadas fora da geladeira.
  • Laticínios e frios: respeitando os prazos de validade, devem ser guardados na primeira prateleira ou nas regiões mais refrigeradas.
  • Ovos: estes itens não devem ser guardados nas portas por causa da variação da temperatura toda vez que a geladeira é aberta. O ideal é armazenar em vasilhames fechados na primeira prateleira e com a parte pontuda para baixo.
  • Sobra de alimentos preparados: separe uma prateleira inteira para sobras de alimentos, mas esteja ciente de que eles não podem ser guardados por muito tempo. Dependendo do conteúdo, um dia é o limite de segurança.

Planeje as compras de acordo com o consumo da casa

Para que a refrigeração dos alimentos  não seja comprometida, a capacidade de armazenamento deve ser respeitada. Geladeira muito cheia não permite que o ar circule, e isso pode causar problemas para os motores de refrigeração.

Além disso, o excesso de alimentos não permite que você consiga gerenciar o consumo dentro da validade, gerando desperdício de alimentos e o aumento dos gastos com supermercado.

Como você tem feito a organização da sua? Compartilhe suas dicas e tire dúvidas sobre as melhores maneiras de como organizar a geladeira, através dos comentários.

Fechar Menu
×
×

Carrinho