Você em algum momento da sua vida já criou uma rotina ?
Em tempos de vida agitada e com múltiplas tarefas para dar conta, se manter organizado pode ser um desafio e tanto. Às vezes, parece impossível cumprir todos os compromissos do trabalho ou as tarefas de casa e ainda sobrar tempo para se divertir. Nesses momentos, estabelecer uma rotina pode ser surpreendente. Criar uma rotina com planejamento semanal e mensal, por exemplo, auxilia na produtividade diária e pode até diminuir o estresse.
Para te ajudar na implementação de uma rotina, este post traz os principais benefícios que ela pode trazer para sua vida, com dicas práticas para você. Confira:
1. Rotina: Mais organização do seu tempo
Você provavelmente é daquelas pessoas atarefadas, que além da supercarga de trabalho, ainda tenta conciliar a sua vida pessoal com a profissional. Portanto, se você não organizar o seu tempo, pode terminar o dia com aquela sensação ruim de que não fez tudo que tinha para fazer.
Ter uma agenda ajuda e muito na organização da sua rotina. Anote nela todas as suas tarefas, e a deixe sempre em um lugar visível e de fácil acesso. Torne isso um hábito e leve ela para todos os cantos, assim você evita esquecer algo importante.
2. Melhora seu foco nas prioridades
Aproveite sua agenda para listar a sua prioridade do dia. Sinalize os compromissos mais importantes, aqueles que tomarão mais seu tempo e destaque os principais dos demais. Com isso, você consegue avançar em direção ao que é realmente importante nesse momento e se organizar melhor durante o resto do dia. Faça o mesmo com as tarefas da casa. Se você tem filhos, planeje também o tempo das crianças para facilitar a sua rotina.
3. Ajuda no planejamento estratégico
Agora que você já tem uma agenda e anotou todos os seus compromissos, organize seu tempo. Separar em etapas as prioridades que você já listou, também pode ser útil. Gerencie o seu tempo e liste os compromissos que terá durante todo o mês. Depois separe eles por semanas e por último, por cada dia.
Não coloque prioridades demais durante sua lista diária. Equilibre as tarefas a serem cumpridas, priorizando as mais importantes. Se um dia da semana ficar sobrecarregado, tente moderar as tarefas do outro dia, pois seu corpo e sua mente agradecerão por isso.
4. Mais tempo de qualidade na sua vida
Separe um tempo para você e tire um tempinho na sua agenda para fazer outras coisas que você gosta. Assuma um compromisso com você mesmo e aproveite o seu tempo da melhor forma possível. Não deixe sua saúde e bem-estar como sendo menos importantes na sua vida. Reserve um tempo na sua agenda para esses cuidados.
Criar uma rotina deixa a sua vida muito mais prática, organizada e gera mais tempo para você fazer o que quiser. Ter momentos de lazer, exercícios físicos e até mesmo de ócio podem fazer uma grande diferença para a sua rotina e trazer um novo fôlego para as atividades profissionais e pessoais.
Quer saber mais sobre como a organização de uma rotina pode te ajudar nas tarefas diárias? Então leia também nossas dicas para organizar sua cozinha regularmente!