“Tempo é dinheiro”. Sim, é verdade, mas a memorável frase ainda é muito simplória perto do que realmente o tempo significa para qualquer pessoa. Tempo também é produtividade, qualidade na prestação de serviços ou na elaboração de produtos e é, acima de tudo, o bem necessário para a realização de um bom trabalho. O tempo, portanto, é um recurso precioso, que precisa ser bem administrado, principalmente quando consideramos o gestor de negócios.
Mas como gerenciar o tempo de maneira eficiente? Ao acompanhar o nosso post de hoje, você vai descobrir algumas dicas importantes. Confira, a seguir, 4 estratégias para o gerenciamento de tempo!
1. Conte com a tecnologia
Definitivamente, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na gestão do tempo. Hoje, existe uma série de softwares destinados especificamente a essa tarefa, que auxiliam a rotina diária não só por meio das agendas, mas também com lembretes, alarmes, entre muitos outros recursos.
Esses organizadores estão disponíveis para qualquer pessoa e, hoje, são considerados como verdadeiros hacks da produtividade.
2. Monte um cronograma
Sim, essa é uma tática simples, mas bastante efetiva no gerenciamento de tempo. Os cronogramas são o começo para uma vida organizada e sadia. É claro que não basta planejar um cronograma para garantir a produtividade. É preciso que seja criada uma forma de se comprometer com sua agenda e, acima de tudo, organizar o seu tempo.
Novamente, a tecnologia assume um importante papel, já que os softwares disponíveis possuem ferramentas que estimulam ainda mais o cumprimento de metas.
3. Use técnicas de gestão
Outra forma para garantir uma melhoria significativa na produtividade é o uso de técnicas de gestão de tempo. Existe uma lista de técnicas bem-sucedidas, como a técnica do pomodoro, os mapas mentais, o Zen Habits, entre muitas outras.
Cada uma dessas técnicas é destinada para um tipo de atividade ou rotina específica. Portanto, o ideal é avaliar o próprio ritmo e necessidades para descobrir qual é a mais apropriada.
4. Trabalhe as questões pessoais
Grande parte dos desafios ligados à gestão de tempo envolvem problemas pessoais. A procrastinação começa a se tornar um péssimo hábito, que supera, inclusive, a vontade de concluir tarefas no dia a dia. Por isso, um passo muito importante é vencer esse grande obstáculo.
É claro que um bom começo é desenvolver uma força interna para mudar os hábitos. Sim, é preciso de um esforço inicial, um empurrão, para começar a mudar as coisas. No entanto, procurar ajuda externa é um caminho muito mais rápido e eficaz para conseguir sucesso nessa tentativa. Esse é o ponto que abordaremos logo em seguida.
5. Procure ajuda externa
Por fim, é importante ressaltar que, hoje, existem empresas especializadas que oferecem serviços e produtos específicos para a gestão do tempo. Consultorias, coachings ou até mesmo aplicativos podem fazer toda a diferença na hora de organizar a sua rotina.
É muito importante, no entanto, buscar bons fornecedores desse tipo de serviço para que você possa sentir os resultados. Definitivamente, essa pode ser uma excelente alternativa para aqueles que pretendem realizar um gerenciamento do tempo profissional!
Gostou das nossas dicas? Então que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais?