Se organizar um armário feminino dá trabalho, imagine só um masculino.
Na verdade, são coisas diferentes: nós mulheres somos mestras em acumular peças e a quantidade excessiva de roupas e acessórios, muitas vezes, são os culpados pela bagunça no guarda-roupa. Já no caso dos homens, a falta de ordem e de critério para organização, chegam até a dificultar a visualização das peças no dia a dia.
Some a estes problemas um armário pequeno e aí, o desafio aumentará consideravelmente! Caso para desespero? Não! Seguindo algumas técnicas e avaliando a frequência de uso de determinadas peças, é possível organizar tudo de maneira bem funcional.
O espaço reduzido para guardar as peças prejudicava a organização das camisas, que ficavam todas amassadas, e ainda gerava uma pilha de roupas .
As gavetas traziam muitas camisetas e cada uma delas estava com uma dobra diferente, gerando um volume grande e emperrando o fechamento.
O primeiro passo foi separarmos aquilo que já não é tão aproveitado e destinar à doação. Essa primeira etapa é uma das mais difíceis, porque muitas pessoas têm grande apego aos seus objetos, o que pode ser crucial para um ambiente harmônico e arrumado.
Feito isso, identificou-se tudo o que era mais usado na rotina. Foi escolhido um local mais acessível para essas peças e o restante, foi manejado de acordo com as regras de organização.
Como a pilha de roupas diminuiu, abriu-se espaço para guardar até as bermudas. Os cardigans foram posicionadas logo à frente, por ser inverno e elas estarem em uso.
Abaixo das camisas, ficaram as camisas pólo, frequentemente utilizadas.
A disposição das camisetas em escada foi a melhor solução encontrada, para abrigar todas as peças. O ideal é que cada uma delas seja posicionada seguindo a cartela de cores e dobradas com o mesmo tamanho, o que permite uma divisão de espaços iguais em cada pilha.
Aqui, uma gaveta só para camisetas brancas. Um truque: deixe as estampas viradas para cima, pois assim não é preciso retirar a peça da pilha para identificá-la.
Outra ideia foi adotar as colmeias e modificar a forma de dobrar as meias. Antigamente os elásticos delas eram de boa qualidade, permitindo que fossem agrupadas aos pares e dobradas pelo avesso, revestidas com o próprio elástico. Hoje sabemos que esse procedimento danifica as peças. Daí, o melhor a fazer é apenas enrolá-las.
As colmeias transparentes são super discretas e dão uma unidade visual à gaveta. As cuecas enfileiradas podem ser encontradas facilmente no dia a dia.