Tomates :
Devem ser guardados em uma fruteira, e de cabeça para baixo. Se colocados na geladeira, ficarão farinhentos e perderão o sabor. Para que não se estraguem, compre só o necessário para seu uso na semana.
Batatas :
Quando colocadas na geladeira, transformarão o amido em açúcar, além de alterar seu sabor e textura quando cozidas. O ideal é armazená-las em um saco de papel, que é mais ‘respirável’ , numa dispensa, por exemplo.
Cebolas:
A conservação das cebolas não vai melhorar se você colocá-las na geladeira. Na verdade, se deixada na geladeira por muito tempo, as cebolas serão vítimas de umidade e tenderão a amolecerem. Se você precisa guardar uma cebola cortada, coloque-o na geladeira por apenas um curto período de tempo em um recipiente bem fechado.
É melhor colocá-las no escuro, na despensa, em sacos de papel ou caixas de madeira.
Alho:
O alho pode durar até dois meses fora da geladeira se ficar em um lugar fresco e seco. O alho não é adequado para a conservação em frigorífico. Suscetível de ser danificado devido à umidade e tornar-se não comestível. Sua textura pode tornar-se demasiada macia e elástica. É melhor evitar conservar na geladeira também do alho já cortado.
Conservar o alho na despensa, de preferência em sacos de papel bem fechados, para que eles não criem broto muito rapidamente.
Melão e Melancia:
Foi comprovado, frutas como o melão e a melancia, ficarão melhor armazenados fora da geladeira, para manter os níveis de antioxidantes (licopeno e beta-caroteno) intactos. Mas, quando cortadas, poderão ser guardadas na geladeira envolvidos em plástico filme.
Maçãs:
As maçãs se conservam por um longo tempo sem problemas à temperatura ambiente, até mesmo duas ou três semanas, por isso não há necessidade de armazená-las na geladeira. Use o frigorífico apenas se, após o período de tempo de conservação normal, você ainda quiser guardá-las.
As maçãs devem ser conservadas em temperatura ambiente na clássica cesta de frutas ou em uma caixa de madeira. Guarde-as longe de bananas, para evitar que estas amadureçam muito rapidamente.
Manjericão:
O manjericão não deve ir à geladeira. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo em um plástico para mantê-lo úmido .
Óleo ou Azeite:
Não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados. O ideal é guardá-los junto aos vinhos, deitados em local mais escuro, com temperatura amena .
Mel:
O mel se conserva sozinho de maneira natural, por isso não precisa conservá-lo na geladeira, nem mesmo uma vez aberto. A temperatura do refrigerador pode facilitar a cristalização de açúcares presentes no mel e alterar a consistência do produto. Ao longo do prazo podem ser difíceis de remover do pote. Ao contrário, marmeladas e geleias devem sempre ser conservadas na geladeira, especialmente depois de terem sido abertas.
Onde conservar o mel: fechar bem os frascos de mel já abertos e simplesmente armazená-los na despensa ou em ou no armário da cozinha, de preferência no escuro ou conforme indicado na embalagem.
Café:
Sem chance de guardar o café na geladeira, vai alterar totalmente seu sabor, além de absorver qualquer outro cheiro que tiver por ali, assim nunca voltará ao seu cheiro e sabor original. Mantenha seu café num recipiente muito bem fechado em sua dispensa.
Ótimas informações para o nosso dia a dia.