was successfully added to your cart.

Carrinho

Organizar um cardápio semanal: saiba os benefícios dessa prática

Seguir uma alimentação saudável não precisa trazer grandes complicações ao seu dia a dia. O primeiro passo é organizar um cardápio semanal que, além de fazer bem para a sua saúde, vai trazer benefícios como economia de tempo e dinheiro. O post de hoje vai ajudar você a encontrar as melhores maneiras de montar seu menu e desfrutar de uma vida mais sadia, feliz e organizada!

Sua saúde agradece

Quem mais vai ter benefícios com seu planejamento alimentar será a sua saúde. Você que determinará o que vai comer em cada dia da semana, então ficará mais fácil equilibrar nutrientes e vitaminas presentes nos alimentos. Se notar, por exemplo, que está ingerindo mais carboidratos em um dia, equilibre no outro colocando mais folhas verdes no cardápio.

Ter uma noção do que você vai comer, quais ingredientes utilizará nas receitas e tê-los à mão em casa também ajuda a evitar que você se alimente de comidas gordurosas, frituras e fast foods.

Você economiza tempo e dinheiro

A ideia de que se alimentar corretamente pesa no orçamento pode até ser verdade em alguns casos, mas não se você organizar um cardápio semanal. Afinal, se você se programa, sabe exatamente do que precisa quando for ao supermercado, e isso evita compras desnecessárias. Também permite que você organize suas contas para aproveitar as promoções e ofertas.

Além disso, ao se planejar, você pode criar o hábito de cozinhar apenas uma vez por semana, tendo mais tempo livre para se dedicar a outras atividades. E nem é preciso dizer que comer em casa ou levar comida para o trabalho sai bem mais barato do que comer todos os dias em restaurantes.

Evita desperdícios

O fato de se planejar vai fazer com que você cozinhe exatamente a quantidade a ser consumida. Assim, você evita exageros que poderiam gerar desperdícios. Além disso, comer exatamente o que cabe nos potinhos (caso você leve comida para seu local de trabalho) ajuda você a se manter no peso ideal.

A melhor forma de organizar um cardápio semanal

O primeiro passo é escolher um dia da semana para você montar seu cardápio. Opte por um dia em que você sabe que tem mais tempo livre e poderá dedicar alguns minutos ao planejamento do cardápio. Consulte aplicativos e sites de receitas e fale com uma nutricionista para se programar melhor.

Depois, escolha um dia para fazer as compras e deixar os alimentos preparados. Dê prioridade para os alimentos que já estão maduros e congele o que for necessário. É só separar em potinhos e deixá-los prontos na geladeira. Na próxima semana, repita o processo.

Planejar um cardápio semanal é uma maneira fácil de equilibrar a alimentação, economizar dinheiro e ter uma vida mais saudável. A organização é o segredo para ter sempre em casa os ingredientes necessários para a sua nutrição diária, manter-se em forma e ganhar mais energia!

Gostou das nossas sugestões para organizar um cardápio semanal? Compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso às nossas dicas!