was successfully added to your cart.

Carrinho

Para deixar tudo brilhando

Cozinha talvez seja o lugar da casa onde haja mais detalhes com relação à limpeza e manutenção. Afinal, são tantos utensílios e aparelhos, que é impossível utilizar a mesma técnica para cuidar de tudo.

Microondas, geladeira, fogão e lavadora merecem atenção especial para não mancharem. O segredo é a simplicidade. Nada de produtos abrasivos, que acabam danificando as peças. Elaboramos uma listinha para facilitar a limpeza diária e ajudá-la a não esquecer de nenhum detalhe.

Uma boa dica é manter essa listinha sempre ao alcance, pregada num pequeno mural, na cozinha, para que a sua secretária também possa conhecer os truques da boa arrumação e organização. Vamos a ela?

Primeiro passo: desligue o produto

Independentemente da categoria, o primeiro passo para a limpeza de qualquer eletrodoméstico é tirar o plugue da tomada, para evitar o risco de choque elétrico. Se forem retirados componentes do produto, na hora da limpeza, certifique-se de que todos foram colocados no lugar antes de ligá-lo novamente.

Limpeza de geladeiras e lavadoras

  • Para preservar o brilho e evitar manchas, limpe os produtos apenas com um pano úmido e sabão neutro.
  • Utilize também o pano úmido para enxaguar o produto e, sem seguida, seque bem com um pano limpo e seco ou papel.
  • A limpeza do painel de controle deve ser feita somente com um pano macio e seco.
  • Nunca utilize produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedores, etc.), abrasivos (sapólios, pastas, etc.), esponja de aço ou escovas para limpar o refrigerador.  Além de danificar o produto, esses materiais podem deixar odores desagradáveis dentro da geladeira.
  • Caso seja necessário limpar a parte interna da geladeira, em função da entrada de alimentos, contate a Assistência Técnica das marcas, para que a limpeza seja feita de forma adequada e segura:

 

Cuidados especiais com refrigeradores e lavadoras inox

  • Em produtos inox, é recomendado sempre utilizar um pano macio ou papel toalha, pois esponjas podem riscar a camada de verniz. Essa camada dá brilho e protege o produto.
  • Para limpar a porta da geladeira e a frente da lavadora, é recomendado somente o uso de água morna e, em caso de sujeiras mais pesadas, um detergente neutro.

Limpeza de microondas e fogões

  • Para limpar o interior do produto, utilize apenas um pano umedecido com água e sabão neutro. Depois da aplicação, todo o sabão deve ser removido com um pano seco.
  • Para remover resíduos mais difíceis, aqueça uma pequena quantidade de água no micro-ondas ou no fogão por três ou quatro minutos, na potência máxima: o vapor da água ajudará a amolecer a sujeira!
  • Para a limpeza do painel de controle do micro-ondas, basta um pano seco ou papel toalha.
  • Para evitar manchas, é necessário limpar imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do micro-ondas. O prato giratório pode ser lavado em água corrente, depois de frio – se lavado quente, pode trincar ou quebrar.

 

Cuidados especiais com fogões inox

  • Para realizar a limpeza de fogões inox, um pano ou esponja macia com sabão ou detergente (suave ou neutro) é o mais recomendado. Caso haja derramamento de líquidos na mesa de inox, o melhor é usar apenas um detergente neutro, água e um pano macio.
  • Para evitar manchas, seque imediatamente todas as partes do produto após a limpeza e nunca utilize papel alumínio ou similares para revestir a mesa de inox.

Onde e quando utilizar o “limpa inox”?

Produtos específicos para limpar aço inox podem ser aplicados apenas na mesa de inox de fogões (que não possui o verniz protetor), depois de fria, para a remoção de manchas derivadas do derramamento de líquidos e alimentos que, por algum motivo, não foram removidas imediatamente com a limpeza.

A utilização dos “limpa inox” em outras superfícies ou em outras categorias de produtos – como refrigerador, forno e lavadora – pode estragar o verniz protetor e causar variações de tonalidade, aparecimento de manchas, corrosão, entre outros problemas.

Foto: Reprodução