Você sente que o peso das obrigações do dia a dia te faz esquecer de assuntos ou tarefas importantes? Está perdendo o controle de suas finanças e compromissos?
Esse tipo de problema é comum atualmente. E quanto mais incumbências assumimos na vida ― filhos, trabalho, finanças ― mais nos perdermos no meio disso tudo se não criarmos uma forma de gerenciarmos metas e tarefas.
Se você está nessa situação e quer organizar-se melhor, selecionamos 5 benefícios da planilha eletrônica que te ajudarão nesse desafio. Vamos lá?
Benefícios da planilha para gerenciamento de metas e tarefas
1. Flexibilidade
Você pode usar uma planilha para praticamente qualquer demanda: controle das finanças, gerenciamento de tarefas, planejamento de carreira, manutenção de um sistema de autoavaliação, etc.
A planilha será sempre uma ferramenta útil e prática se você conhecer suas funcionalidades. Ela pode, inclusive, funcionar muito bem como uma agenda, já que é possível cadastrar e organizar contatos, além de agendar tarefas e compromissos.
2. Organização
O mais importante em uma planilha não é criá-la, mas mantê-la atualizada. Ao adquirir esse hábito, você conhece os benefícios da planilha e cria uma rotina de controle e organização, pois estará sempre acessando e visualizando informações importantes.
Se você precisa controlar gastos ou lembrar-se de compromissos ou metas ― e esses são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com a planilha eletrônica ― ter em mãos uma planilha e consultá-la periodicamente ajuda a não perder o foco do que já aconteceu e do que está planejado para o futuro. Com uma rotina agitada, esse controle é certamente muito importante, certo?
3. Armazenamento de dados
Ter informações e tarefas importantes organizados em uma planilha tira o peso da memória. A planilha permite que você visualize de forma prática e objetiva suas tarefas do dia, compromissos, contas a pagar ou qualquer informação relevante para você no momento.
Essa funcionalidade também é fundamental para que você não perca seus dados, mais um dos benefícios da planilha. Esses dados são armazenados no computador e, de preferência, também em discos de backup e no armazenamento em nuvem.
Além disso, a planilha é o modo mais confiável de armazenar dados porque centraliza as informações que você deseja analisar, deixando-as organizadas e trazendo mais tranquilidade para sua rotina.
4. Cálculos
Programas como o MS Excel possuem funções de cálculo importantíssimas. Por serem feitos pelo computador, não há margem de erro: inserindo corretamente as fórmulas, você recebe sempre o valor correto no cálculo sem muito esforço.
Essa funcionalidade é imprescindível para o controle de finanças profissionais e/ou pessoais. Com ela, você pode visualizar a progressão do valor total de despesas enquanto alimenta a planilha ao longo do mês.
5. Planejamento
Com a organização e controle que uma ferramenta como a planilha eletrônica proporciona, é possível fazer planejamento de forma mais prática e rápida.
Estamos falando de um ponto posterior ao controle, que é adquirido com a anotação dos dados necessários na planilha. O planejamento responde à pergunta: “o que fazer com esses dados?”.
Você pode fazer metas ou mesmo cálculos hipotéticos em uma planilha de despesas para verificar o impacto no total. É possível projetar quanto gostaria de gastar com gasolina em um ano, ou ainda o quanto teria que reduzir nas compras de supermercado para poder poupar mais dinheiro.
Esses são apenas alguns exemplos da infinidade de possibilidades de planejamento a curto, médio e longo prazo. Por consequência, você vai perceber que é possível realizar um planejamento de tempo mais eficiente também.
Agora você já conhece os principais benefícios da planilha eletrônica, ferramenta que te ajuda a traçar metas e ter uma vida mais organizada. Com ela é possível preocupar-se menos com tarefas do dia a dia e aproveitar mais a casa e a família.
Gostou deste post? Então compartilhe-o com seus amigos e ajude-os a também ter mais controle sobre as tarefas do dia a dia!