Quer ensinar os filhos a organizar o quarto? Invista em brincadeiras!

quer ensinar os filhos a organizar o quarto invista em brincadeiras.

Não tem uma criança que goste de organizar o quarto por livre e espontânea vontade.

“Bons hábitos vêm de berço”. Você já deve ter ouvido alguém falar isso pelo menos uma vez na vida, certo?

Pensando em uma criação positiva dos pequenos, no post de hoje vamos discutir sobre um hábito necessário e saudável: a tarefa de organizar o quarto. A criançada aí na sua casa já entrou nessa onda?

Para que a tarefa fique fácil, aprenda com as nossas dicas a introduzir os pequenos na organização e veja como você pode transformar essa atividade em um momento de alegria investindo em brincadeiras simples e divertidas!

Estimule o seu filho a ter prazer em organizar o quarto

Para começar, saiba que, quando começam a se firmar sentados, os bebês iniciam também o desenvolvimento da habilidade de colocar e tirar pequenos itens de caixas e baldinhos.

Porém, nessa fase, os pequenos ainda não compreendem o conceito de organização e a tarefa de guardar coisas.

Então, qual é a idade ideal para envolver as crianças na tarefa de organizar o quarto? Quando pais e filhos já tiverem uma comunicação plena, em que ambas as partes se entendem, já é possível fazer essa iniciação.

Crianças gostam de se sentir úteis e crescidas, então, organizar o quarto é uma forma de dar a elas alguma responsabilidade.

Para isso, motive os seus filhos e explique como eles devem respeitar seus quartinhos, valorizando cada objeto guardado.

Mostre a eles que manter as coisas no lugar faz com que os brinquedos durem mais tempo e que, quando mantemos tudo organizado, temos o prazer de encontrar as coisas rapidamente sempre que as procuramos.

Não deixe as crianças organizando tudo sozinhas

Vamos combinar que, até para os adultos, sempre pode bater aquela preguiça de organizar a casa depois de um evento isolado de muita bagunça, como um dia de churrasco com os amigos, por exemplo.

Mas, de qualquer forma, não há como fugir das tarefas, e é isso o que os seus filhos precisam entender com o passar dos anos. Os pais cuidam da casa, mas os pequenos precisam ser responsáveis ao menos por seus quartos.

A tarefa pode se tornar maçante para algumas crianças, principalmente para aquelas mais ativas e hiperativas. Então, dê o exemplo!

Fique ao lado dos seus filhos, ajudando e incentivando, e converse sobre temas de interesse deles enquanto fazem a tarefa. Assim, o tempo passará bem mais rápido.

E uma excelente opção para tornar especial o momento da organização é envolver os seus pequenos em brincadeiras simples e divertidas. Veja como fazer isso a seguir.

Invista em brincadeiras e faça pequenas competições

Nada como um bom momento de diversão para transformar situações difíceis em momentos maravilhosos. Por isso, aposte em brincadeiras para organizar o quarto com os seus filhos!

Quando as crianças são bem pequenas, uma forma de deixar as tarefas mais leves e divertidas é cantando. Inclusive, há uma música que muitas escolinhas utilizam para a hora da organização, que diz: “guarda, guarda, guarda, bem direitinho, quem guarda tudo encontra tudo arrumadinho!”.

Ao cantar, você começa dando o exemplo e, depois, convida o pequeno para ajudar. No fim das contas, ele vai achar legal e vai querer fazer igual à mamãe e ao papai.

E que tal propor uma competição saudável? Muitas crianças adoram o sentimento de competir, até mesmo em pequenas coisas. Por isso, quando os seus filhos já estiverem um pouco maiores, propor a eles um desafio é uma boa estratégia.

A velha brincadeira “quero ver quem termina de guardar primeiro!” pode ser um truque legal para envolver os seus filhos e ainda agilizar o processo.

Durante o tempo juntos, incentive os seus pequenos com frases que os valorizem, como: “olha, você é muito mais rápido que eu, não sei se eu consigo te ganhar”. Com esse reconhecimento, os seus filhos vão se sentir poderosos!

E depois que vocês terminarem, nunca deixe de agradecer pela companhia deles e elogiá-los pela organização.

E aí, será que as nossas dicas de como organizar o quarto com a criançada vão facilitar a sua vida?

Se você gostou do conteúdo, compartilhe este post nas suas redes sociais. Mostre para os seus amigos como uma boa brincadeira pode tornar a rotina de organização da casa muito mais leve!