Personal Organizer

Personal Organizer

5 benefícios da profissão. O número 4 vai surpreender você !

Antes de falar sobre os benefícios da profissão, vamos explicar o que realmente este profissional faz.

O que é a profissão de Personal Organizer ?

É um profissional treinado com habilidades específicas para ajudar e/ou assessorar pessoas que precisem de soluções personalizadas para organizar sua rotina ou acabar com a desordem nos seus ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais, com o objetivo de trazer conforto e bem-estar, além de aumentar a praticidade, economia e produtividade.

A profissão surgiu nos Estados Unidos há mais de 35 anos num pais muito consumista e cercado por ofertas e cupons de desconto que acabaram facilitando o acúmulo de roupas, eletrônicos, alimentos nas residências e com isso a demanda por esse profissional se consolidou.

No Brasil a profissão começou a dar os primeiros passos por volta de 2005 e em meados de 2016 notamos um aumento da procura.

Porque a gente precisa organizar nossos espaços e nossa vida de maneira geral?

Nesta era moderna tudo o que nos falta é tempo e digamos que um pouquinho mais de dinheiro também seria bem-vindo…rsrs

O tempo que todos nós temos acesso, são aquelas famosas 24 horas, que precisamos dividir entre todas as nossas atividades.

Aqui já entra a organização.

Como dividir as 24 horas com a nossa lista de tarefas?  

Em primeiro lugar, antes de fazer a nossa lista de tarefas, precisamos estabelecer as prioridades na nossa vida, pois para conseguirmos atingir nossas metas é necessário separar uma parte do nosso tempo para as atividades que nos levem ao encontro delas, só depois disto podemos incluir a nossa lista de tarefas diárias como: ir ao supermercado, ao médico, levar o cachorro no pet shop , trabalhar e por ai vai.

Sem organização, existe uma grande probabilidade de, chegarmos ao final de um dia com a sensação de não ter conseguido executar a lista de tarefas e tampouco, conseguido alçar nossas metas do ano.

Sem organização, não conseguimos achar tudo o que precisamos sem stress.

Não conseguimos nos alimentar de forma saudável, dentre outras tantas coisas.

A organização deveria estar presente em cada minuto do nosso dia a dia, para conseguirmos atingir todos os nossos objetivos.

Durante o dia a dia vamos ter que lidar com os nossos espaços, onde vivemos, nos locomovemos e /ou trabalhamos, o que significa que sempre que precisarmos usar algo, se conseguirmos encontrar muito rapidamente, vamos executar as tarefas sem stress ou perda de tempo, o que pode até gerar ao longo do dia, minutos livres para fazer algo que dê prazer ou até mesmo tirar este tempo para não fazer nada.

Não temos tempo para nos dedicar a organização, mas ela hoje, é considerada uma das maiores responsáveis pela produtividade no dia a dia e qualidade de vida.

Infelizmente não existe nenhuma loja que venda tempo, pois se tivesse, muitos dos nossos problemas estariam resolvidos.

Aqui entra o profissional de organização.  Vamos poder, com este profissional, comprar tempo!

Mas de que forma?

Esse profissional irá atuar na organização dos nossos espaços para que a gente possa executar todas as tarefas do dia a dia, de forma pratica e rápida fazendo com que pelo menos a gente não perca tempo procurando algo. Ele pode atuar também te ajudando a organizar a sua rotina para que você consiga colocar as suas tarefas de modo a conseguir finalizá-las.

Por isto, mais e mais pessoas estão se conscientizando desta necessidade e contratando um Personal Organizer para organizar sua residência ou empresa.

 Profissão do Futuro ?

E olha que legal,  em outubro de 2018 a Cognizant, uma empresa de tecnologia e negócios, fez um estudo das 21 profissões mais promissoras nos próximos 10 anos e a organização apareceu em quinta posição e com um nome bem encantador, assistente de felicidade  ( Joy Adjudant ) .

Uma reportagem sobre este assunto também foi veiculada no jornal da Globo News

Isso mostra, que apesar de muitas profissões estarem sendo extintas, outras se mostram preparadas para crescer e permanecer num futuro onde impera a tecnologia, pois a prestação de serviço ainda será uma necessidade, pois uma máquina não consegue ainda substituir a atenção e o conforto emocional, numa era onde as pessoas mesmo tendo conquistado um poder de compra maior, ainda assim não são felizes e necessitam de ajuda para fazer a triagem e organização dos seus itens.

Puxa Ju, que legal, eu já sou uma pessoa organizada, já posso trabalhar com isto!

Hummm, eu diria para você tomar um pouco de cuidado com esta fala.

O que eu chamo de organização na vida real é bem diferente do que as pessoas que não possuem o conhecimento técnico de organização sabem fazer. As pessoas comuns sabem arrumar seus espaços, o que é diferente de organizar.

Quando a gente fala em prestar um serviço profissional de organização, acredito sim, que quem já gosta ou se acha organizada, vai ter mais facilidade para aprender as técnicas de organização profissional, mas só ter estas habilidades não basta para ser um profissional de qualidade, senão qualquer pessoa que gosta de fazer brigadeiros, por exemplo, poderia ser um profissional desta área sem estudar, certo?

Mas quem você acha que tem mais probabilidade de ser um bom profissional, aquele que fez diversos cursos para aprimorar ou aquele que apenas usa as habilidades que já tem?

Com a organização não é diferente. Precisamos aprimorar nossas habilidades para transformarmos em profissão, e nos tornarmos profissionais de referência.

Além de aprender as diversas técnicas para organizar os ambientes como: closet, cozinha, banheiro, área de serviço e escritório, o Personal tem que aprender a gerir seu próprio negócio, pois passa a ser um profissional autônomo, então conhecimento nas áreas de marketing e vendas são fundamentais para conseguir captar clientes e fechar vendas e assim conseguir viver da profissão.

Como me tornar então, um Personal Organizer ?

Eu te aconselho a fazer um bom curso para entender de forma profissional, quais são os conceitos e as técnicas de organização de ambientes, e que aborde também a parte de marketing, plano de negócios e vendas.

Avalie também a carga horária, quanto maior a carga horária e a quantidade de matérias, mais profundo será o curso. Lembre-se que você está investindo na sua carreira.

Aulas práticas de organização dos ambientes também são importantes, pois você colocará a teoria em pratica e terá um feedback do professor se as técnicas e os produtos organizadores que você utilizou, foram as mais adequadas.

Como funciona a prestação de serviço ?

Criei a metodologia Yru em 2008 e após muito estudo e laboratórios com clientes, observei a necessidade de algumas etapas para o sucesso do projeto.

Visita técnica:

No momento de montar a proposta, o ideal é que o profissional faça uma visita técnica no espaço que o cliente precisa organizar, seja ele uma residência ou empresa, por dois motivos: conhecer o cliente e entender quais são os motivos pelos quais ele quer contratar um Profissional de Organização.

 Avaliar qual é a prioridade em relação aos ambientes também é necessário, onde estão os maiores problemas e desafios, quem utiliza os espaços e quem faz a manutenção.

Conhecer os espaços e montar um projeto personalizado que irá eliminar a bagunça, é fundamental, sendo necessário após isto, somente manter, para que a bagunça não se instale novamente.

O serviço de organização é um serviço personalizado, diferente dos serviços prestados por uma profissional de limpeza do lar, pois após uma vez o serviço realizado pelo Personal Organizer, não há a necessidade de recontratar diversas vezes ao ano, pois vamos treinar o cliente ou um funcionário, para que ele mesmo consiga fazer a manutenção.

Com isto, indicamos que sejam escolhidas técnicas compatíveis com o entendimento de quem vai manter, e que sejam práticas e funcionais, evitando assim, que a bagunça volte, mas nada impede que a gente preste um serviço de manutenção caso o cliente tenha necessidade.

Indico trabalhar com uma proposta de valor fechado para organizar cada ambiente, e para isto, precisa ser levado em consideração:

  • tamanho do espaço a ser organizado;
  • volume de itens;
  • grau de dificuldade;
  • a quantidade de horas necessárias para finalizar a organização;
  • o tamanho da equipe;
  • o treinamento para a manutenção.

Serviços que podemos prestar

  • Triagem: separar todos os itens por categoria e aqueles que julgamos que o cliente deve avaliar se vai ser doado, consertado ou até mesmo descartado, são separados e o cliente se encarrega de dar o destino, caso precise de ajuda neste momento, podemos avaliar e resolver se for possível;
  • Organização dos itens restantes da triagem;
  • Treinamento para a manutenção;
  • Manutenção.

Serviços que não são prestados

  • Não podemos doar nem jogar fora nenhum objeto do cliente;
  • Não fazemos faxina, mas uma limpeza simples na parte interna do armário já está dentro dos nossos serviços;
  • Não passamos roupa;

Mas podemos contratar profissionais para qualquer serviço que seja necessário e gerenciar a atividade prestada.

Benefícios para o cliente

Para o cliente, restam os benefícios de morar ou trabalhar num local onde a praticidade e a funcionalidade são pontos principais que vão levar a  uma vida com mais tempo para se fazer o que é realmente importante com muito mais economia  e com um controle maior de tudo o que se tem, ajudando assim na escolha de ter ou não uma vida inclusive mais minimalista … um assunto para uma outra hora !

Carreira de PO

Além de trabalhar com organização em residências, o Personal Organizer pode atuar com:

  • Treinamento de funcionários – lavadoria, passadoria, montagem de cardápio, limpeza moderna, agenda da casa, visando aumentar a produtividade e economia;
  • Triagem, separação de todos os itens para que o cliente tenha mais facilidade para resolver o que vai doar, consertar e se desfazer;
  • Reestruturação de armários – marcenaria inteligente com o objetivo de ter armários construídos ou adequados à organização, facilitando assim a manutenção e aumentando a praticidade;
  • Mudanças residenciais podendo optar em fazer todo o processo: empacotamento, o gerenciamento da mudança e organização pós mudança….o cliente entrega as chaves da casa e se muda quando tudo estiver pronto !
  • Mudanças empresariais: a empresa funcionando num outro local em pouquíssimos dias, as vezes apenas um fim de semana é necessário para que na segunda-feira a empresa já esteja funcionando num outro endereço;
  • Noivos, pode ser o processo todo como o da mudança residencial, só que aqui muitas vezes temos duas casas para adequar;
  • Baby Organizer (organização de quartos de bebê);
  • Idosos;
  • Pessoas com necessidades especiais – audiovisual, motora;
  • Acumuladores;
  • Organização de mala de viagem;
  • Organização de fotos;
  • Organização digital;
  • Organização de documentos;
  • Organização de estoque.

São diversos nichos de mercado onde podemos atuar, não consigo pensar em um nicho que não precise de organização. Com isto, você só precisa entender do conceito e ter conhecimento sobre como organizar os itens.

Na minha aula de marketing sempre aconselho a escolher um sub nicho de mercado para conseguir ter profundidade no conhecimento das necessidades daqueles clientes e criar parcerias mais sólidas, vamos dar um exemplo:

No nicho residencial, sub nicho mudanças, quais são os serviços que podemos prestar principalmente se formos especialistas?

  • Limpeza pós obra;
  • Instalação de varal;
  • Pequenas reformas como pintura, tratamento de pisos;
  • Dedetização;
  • Instalação de TV a cabo e internet;
  • Adequação de fogão a gás;
  • Instalação de filtro de água;
  • Instalação de eletrodomésticos;
  • Limpeza de estofados;
  • Instalação de quadros;
  • Instalação de luminárias.

Estes serviços serão prestados por parceiros e nós faremos o gerenciamento, ajudando assim o cliente a resolver problemas e economizar tempo.

Esta é a maneira que a Yru enxerga a atuação do Personal Organizer.

Nossa metodologia se diferencia além das técnicas, no olhar da atuação deste profissional.

Benefícios de ser uma PO

1 – Ter a liberdade de montar a sua própria agenda, já que você será um profissional autônomo;

2 – Trabalhar com algo que te dá prazer;

3 – Você poderá decidir o quanto quer crescer, se irá trabalhar sozinha ou terá uma empresa com várias equipes;

4 – Um Personal Organizer costuma cobrar de R$ 70,00 à R$ 200,00 a hora dependo do serviço a ser prestado e também da região;

5 – Vai deixar um legado: o de poder transformar vidas através da organização. Levando qualidade de vida, bem estar, praticidade, funcionalidade, menos stress, economia……. impagável! 

Gostou?

Confira um pouco mais sobre como a Yru pode te ajudar a chegar lá !

Acesse o nosso site www.yru.com.br