was successfully added to your cart.

Carrinho

Quais os benefícios de incluir uma alimentação saudável na minha rotina?

Vivemos em uma época na qual a rapidez é nossa principal meta. Com uma rotina tão atarefada, acabamos optando por alimentos que são práticos de serem preparados e fáceis de se ingerir, sem pensar no seu valor nutricional. Dessa forma, aumentam as chances do desenvolvimento da obesidade e de algumas doenças, como pressão arterial alta e diabetes.

A alimentação saudável traz mais benefícios para a saúde do que podemos imaginar, melhorando nossa qualidade de vida. Por isso, listamos algumas vantagens de incluir uma alimentação saudável na rotina. Acompanhe!

Garante uma imunidade alta

Alguns alimentos são ricos em substâncias que ajudam na manutenção do sistema imunológico. Devemos ingerir dois vegetais e três frutas diariamente, para que o organismo tenha uma defesa melhor.

Frutas cítricas são ricas em antioxidantes e vitamina C, que aumentam a resistência. Então, inclua no cardápio frutas como acerola, laranja e kiwi.

Vegetais que têm a coloração verde escura, como couve e brócolis, e outros alimentos como fígado e feijão são ricos em ácido fólico, nutriente que ajuda na formação dos responsáveis por defender o organismo de corpos estranhos: os glóbulos brancos.

Melhora a memória

Guardamos informações em nossa memória o tempo todo: nomes, datas, tarefas, rostos, localizações, conhecimento, entre outros. Fazer algumas mudanças no cardápio pode ajudar na concentração e na diminuição do envelhecimento do cérebro, melhorando a memória.

É importante comer de 3 em 3 horas e fazer 5 refeições ao dia. Ingerir refeições com tempo longo entre elas diminui o nível de glicose no sangue, levando à fadiga mental. Os alimentos que possuem glicose são legumes, cereais integrais e frutas.

Devemos, também, ingerir fontes de ferro, que ajuda a levar oxigênio para o cérebro. Encontramos essa substância em carnes vermelhas, mariscos crus e peixes. Nos vegetais, encontramos o ferro em alimentos como grãos integrais, agrião e ervilhas.

Combate as dores corporais

Desconfortos musculares, como dores nas costas e nas pernas, podem indicar má alimentação, trazendo fadigas que desmotivam e até atormentam. Para isso, há alimentos que previnem o desgaste muscular e auxiliam na sua regeneração.

Alguns alimentos são anti-inflamatórios, como os peixes — que possuem ômega 3 — gengibre e abacate. Folhas verdes escuras, como mostarda, rúcula e folha de beterraba são fontes ricas de nutrientes, pois possuem grandes quantidades de fósforo, clorofila, potássio e magnésio. A pimenta vermelha, por sua vez, diminui nossa capacidade de sentir dores, com sua ação antinociceptiva.

Melhora o humor

Quando estamos mal-humorados ou tristes, costumamos ir direto para as comidas calóricas, como o chocolate. É possível que fiquemos bem com outros alimentos, que nos proporcionarão ganhos, como a banana, que tem, em sua composição, triptofano e muito carboidrato, auxiliando no aumento do hormônio da felicidade, a serotonina.

O espinafre também ajuda na formação dessa substância, atuando no sistema nervoso através do ácido fólico e da vitamina B. A aveia também ajuda na liberação da serotonina, pois é rica em aminoácido e triptofano.

Está pronto para organizar sua rotina alimentar? Tente preparar suas refeições com antecedência, pois assim fica mais fácil na hora de consumir. Caso, seja necessário, consulte um nutricionista.

Não deixe de conferir também no nosso site as datas do Curso de Montagem de Cardápio.

E você, já vem incluindo uma alimentação saudável na sua rotina? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!