“Nunca tenho tempo para nada!”. Quantas vezes você já ouviu ou proferiu essa frase somente no último mês? Provavelmente muitas, não é mesmo? O curioso é que, se você parar para pensar, tempo não é exatamente algo que se tenha. O dia tem 24 horas para todos os seres humanos. A diferença está em quem sabe administrar essas horas.
Dominar técnicas de gestão de tempo é essencial para quem deseja ter uma vida produtiva e mais tranquila, sem atropelos e estresses desnecessários. Acredite, saber dominar o tempo que você tem pode fazer sua qualidade de vida dar um salto incrível!
Por isso, no post de hoje, trouxemos cinco práticas essenciais para uma gestão de tempo eficiente. Confira e multiplique seus minutos agora mesmo!
Trace objetivos claros
Já diz o antigo ditado: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Quem não tem objetivos traçados para a vida, fica perdido e acaba vivendo conforme a maré. E, quando se dá conta, lá se foram seus melhores anos. Por isso, tome as rédeas de sua vida!
Quais são seus objetivos para a semana que vem? E para os próximos seis meses, um ano, 10 anos? Reflita profundamente sobre isso e liste cada um deles em um papel. Lembre-se de deixar a lista sempre à vista para que você nunca se perca dos seus objetivos. Eles é que devem nortear sua vida e suas atividades.
Planeje e priorize
Dia após dia planeje como você vai gastar seu tempo. Priorize as atividades que necessitam de solução urgente e faça-as primeiro. Depois, foque nas importantes, aquelas que não necessariamente precisam estar prontas pra ontem, mas que trarão bons resultados a médio e longo prazo.
É importante nunca se esquecer de deixar lacunas na sua agenda entre uma atividade e outra, para que possa lidar com imprevistos sem que eles atrapalhem toda a sua programação. E para dar uma respirada, não é?
Organize-se!
Quem consegue ser produtivo em meio a uma bagunça generalizada? Se a sua mesa de trabalho é o verdadeiro caos, trate de organizá-la hoje mesmo! Jogue fora papéis inúteis e canetas que não funcionam, arquive documentos importantes em gaveteiros e deixe bastante espaço livre. Você não pode acreditar em como essa simples arrumação pode favorecer o seu trabalho!
Aprenda a delegar e a dizer não
Não, você não é um super herói. Acúmulo de tarefas não faz bem à produtividade de ninguém e ninguém nasce querendo ser mártir. Por isso, comece a delegar tarefas que podem ser realizadas por outras pessoas e aprenda, de uma vez por todas, a dizer não quando tiver que dizer. Se você está atolado de trabalho, não faz o menor sentido pegar “só mais uma tarefa”.
A qualidade do que você faz irá ladeira abaixo, pode acreditar.
Uma coisa por vez
De toda a população mundial, apenas 2,5% podem ser consideradas multitarefas, aquelas pessoas que conseguem se concentrar em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Como a probabilidade de você fazer parte desse grupo é pequena, aprenda a se concentrar em uma coisa por vez. Desligue celular, internet ou qualquer outra distração e foque sua atenção no que está fazendo. O resultado é impressionante!
Viu só como fazer uma boa gestão de tempo nem é tão difícil assim? Se você gostou desse conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro do que acontece em nosso blog!