A rotina atarefada e os compromissos profissionais e pessoais acabam atrapalhando o cotidiano doméstico e, muitas vezes, você se dá conta de que a casa está bagunçada e não consegue tempo para arrumá-la. Se essa situação é comum para você, não se desespere: é possível, com planejamento, facilitar a arrumação e deixar sempre tudo em seu lugar. Hoje, você vai aprender mais sobre a organização da cozinha, um ambiente frequentado por todos da casa e um dos mais difíceis de manter em ordem.

Se o seu objetivo é manter tudo organizado no espaço onde suas refeições são preparadas e não gastar muito tempo arrumando o que está fora do lugar, continue a leitura e veja algumas dicas incríveis para organizar sua cozinha.

Armazene na cozinha somente o que você usa

Muitas vezes, ao abrir os armários, você se depara com aquela louça antiga que a família já não usa mais, ou potes de plástico que já não têm utilidade. A dica é descartar o que você não usa e deixar espaço para guardar o que é necessário de uma maneira organizada. Guarde os potes com suas devidas tampas para que não se percam, empilhe os pratos e não acumule alimentos.

Deixe à mão o que você mais usa

Louças usadas somente em datas especiais, taças e outros itens utilizados com menor frequência devem ser armazenados nas partes mais altas dos armários. Deixe o que você mais usa sempre à mão, como os temperos, as louças do dia a dia, copos e panelas. Dessa maneira, fica mais fácil encontrar e organizar tudo depois de fazer uma refeição.

Use as paredes para organizar sua cozinha

Os nichos, prateleiras e barras para pendurar utensílios podem ser ótimas e criativas estratégias de organização nas cozinhas, principalmente se o seu espaço é reduzido. Vale armazenar potes com alimentos, louças, temperos, copos, taças e bebidas. Além de decorar e economizar espaço, elas facilitam o acesso aos objetos que você mais usa.

Mantenha um cronograma de limpeza

A organização está sempre acompanhada do planejamento e, na hora de deixar a cozinha arrumada, não é diferente. Estabeleça um dia da semana para fazer uma faxina completa na cozinha e tente manter a ordem até a semana seguinte. Uma vez ao mês, limpe o interior dos armários e da geladeira e confira se algum alimento acabou passando do prazo de validade.

Seguindo esse cronograma de limpeza, fica mais fácil reorganizar o que está fora do lugar, em vez de ficar adiando a arrumação e se deparar com ainda mais desorganização.

Organize sua geladeira com cestos

A geladeira bagunçada pode atrapalhar a visualização e, somente quando você fizer a faxina, vai se deparar com aquele ingrediente que achou que não tinha comprado. Para que tudo o que for gelado seja visto, a dica é colocar cestos organizadores e separar os itens, como frutas, legumes, queijos, cada um no seu espaço.

A organização da cozinha pode assustar no início, mas, ao planejar e ao seguir nossas dicas, você mantém seu espaço organizado e, o melhor de tudo, com praticidade para que seja possível manter a ordem e facilitar a limpeza depois de fazer uma refeição.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude seus amigos na organização da cozinha!

Join the discussion 2 Comments

  • Cristina disse:

    Gostaria de informações sobre cursos para minha empregada doméstica participar e aprender sobre organização de armários, cozinha e arrumação da casa em geral.

    Grata