was successfully added to your cart.

Carrinho

6 dicas para organizar o home office e aumentar a produtividade

Muitos profissionais aproveitaram o espaço que têm em casa para expandir suas áreas de atuação. Esse é o home office, que traz para dentro de casa cada vez mais profissionais que buscam qualidade de vida e novas oportunidades para desenvolverem seu trabalho.

Quem opta por trabalhar de casa, precisa entender que o espaço do home office deve ser extremamente funcional para que a sua produtividade não seja impactada negativamente — assim como o gerenciamento do seu tempo. Para que esse espaço tenha a organização necessária, separamos algumas dicas que vão ajudar você a deixá-lo mais dinâmico e funcional.

Confira 6 dicas para organizar o home office e aumentar a produtividade:

1. Libere espaço na mesa de trabalho

Quanto maior for o espaço de trabalho da sua mesa, melhor para você. Uma mesa espaçosa consegue acomodar, confortavelmente, tudo o que você precisa. Esse espaço de sobra deve ser usado com inteligência, facilitando a organização das suas coisas — que estarão reunidas no mesmo lugar.

Evite o acúmulo de itens que não são utilizados com frequência e não utilize a mesa como apoio para guardar objetos que não fazem parte do seu trabalho.

2. Utilize organizadores de mesa

Os organizadores de mesa são essenciais para que você possa colocar o home office em ordem. Com eles, é possível deixar cada item no seu devido lugar.

Esse tipo de organização visa facilitar e agilizar o seu dia a dia, tendo sempre à mão potes, caixas e demais compartimentos que guardam canetas, clipes, adesivos autocolantes e demais materiais. Esses utensílios são fundamentais na rotina de quem faz home office e, estando organizados, melhoram o seu rendimento.

3. Providencie gaveteiros para guardar o que se usa menos

Alguns objetos de trabalho são utilizados com uma frequência menor do que outros. Para que eles não fiquem expostos na sua mesa de trabalho, aproveite o espaço que existe embaixo dela ou ao lado para colocar um gaveteiro.

O gaveteiro permite que você guarde papéis que precisam ser armazenados, pastas e outros que tenham um volume maior e acabam ocupando espaço.

4. Tenha bandejas para a papelada pendente

Apesar de termos, atualmente, inúmeras facilidades tecnológicas, o papel ainda é fundamental para algumas atividades. Se não forem organizados corretamente, os papéis podem ficar espalhados e poluir visualmente o seu ambiente de trabalho. A sensação de bagunça vai te distrair, portanto arrume um lugar para eles.

As bandejas para papel permitem a identificação por nível, ou seja, mostrando a que se referem aqueles papéis. Elas são muito úteis para os profissionais que necessitam tratar de um determinado assunto por meio do papel, podendo dar fim a ele posteriormente — lixo, arquivo ou gaveteiro.

5. Coloque divisórias nas gavetas

As divisórias para gavetas são extremamente úteis para quem não tem tanto espaço na mesa de trabalho. Essas divisórias permitem que a maioria dos itens, que poderiam ficar na parte de cima da mesa, vá para as gavetas. Isso faz com que você tenha fácil acesso a esses objetos, possibilitando também que a mesa fique mais livre para que você possa trabalhar.

6. Contrate os serviços de um personal organizer

personal organizer é um profissional treinado em habilidades e técnicas que te ajudam a organizar o home office, além de sua casa ou ambiente de trabalho. Fatores como conforto, praticidade, agilidade, economia, bem-estar, produtividade e harmonia são levados em consideração pelo profissional.

Sua atuação envolve o descarte de itens que você não precisa mais, a categorização e o planejamento do que ficou, a limpeza do ambiente, a implantação das técnicas para que o seu home office fique organizado e a identificação dos locais onde os objetos serão guardados. Se deseja saber mais sobre esse serviço, clique aqui.

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre a organização dos ambientes da sua casa ou espaço de trabalho? Venha seguir nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Join the discussion 4 Comments

  • Daniela Souza disse:

    Juliana

    Parabéns pelas dicas, estou precisando muito de uma forma de organizar meus espaços sem gastar muito pois estou iniciando uma agencia de viagens home office, por favor me de uma dica de como fazer isso ?
    Obrigada !

    • Juliana Faria disse:

      Oi Daniela Souza,

      Que tipos de dicas você está precisando? Para realizar uma boa organização precisamos avaliar o espaço e a quantidade de coisas que você tem para organizar, além do uso de cada uma delas.

  • Gostaria de desenvolver um departamento de organizer na nossa empresa – Rymo da Amazônia, para tanto quero trocar experiencia
    com alguém que atua no mercado. Como devo proceder. Já tenho fornecedores, espaço, pessoas, etc.