was successfully added to your cart.

Carrinho

Organizar rotina: 5 truques para planejar o tempo das crianças

Trabalhar fora, cuidar da casa e ainda criar os filhos pode parecer uma loucura, mas é a realidade de muitas pessoas nos dias de hoje. Se essa é a sua também, você certamente já sabe que precisa “se virar nos 30” para dar conta de tudo. Mas será que precisa ser assim mesmo?

O resultado pode ser um pouco diferente se você conseguir organizar rotina. Para saber algumas dicas para planejar o tempo com as crianças, continue com a leitura do post de hoje. Vamos lá!

1. Estabeleça uma agenda

Conseguimos lidar muito melhor com as preocupações depois que estabelecemos uma rotina e uma agenda específica para os filhos. Determine quais são as tarefas prioritárias, o que as crianças devem fazer a cada dia, em que horários, e o que você precisa fazer para garantir que isso aconteça.

Para facilitar, essa agenda pode ser montada no computador e ser pregada na geladeira, assim você consegue acompanhar com mais facilidade. O importante é que você siga rigidamente as programações de cada dia.

2. Determine tempo para o prazer e para as obrigações

As crianças não conseguem entender a importância do que precisa ser feito, então, se você deixar, elas vão querer apenas brincar. Já que você é autoridade, se esforce para determinar um tempo para que elas estudem, façam a tarefa de casa e sejam devidamente estimuladas: dessa maneira, elas continuam se desenvolvendo.

Entretanto, é bom ter cuidado para não pegar pesado demais! Crianças têm que se divertir, brincar e ter bons momentos também. Para equilibrar, determine um tempo para que elas se envolvam com atividades que proporcionem prazer, como futebol, pintura ou qualquer outra coisa que as agrade. Faça esse gerenciamento de tempo de forma efetiva e você terá ótimos resultados!

3. Deixe o menu da semana planejado

Para não se descabelar com o que preparar para as refeições, determine esses pontos no final ou no começo da semana e deixe listado o que vocês vão comer em cada um desses dias. Assim você consegue se programar, ir ao supermercado e comprar tudo que está faltando de uma só vez, sem ter que perder tempo criando esse menu de última hora.

Incluir o seu filho na hora da escolha do menu e também nas compras é uma ótima maneira de fazer com que ele se sinta mais empolgado para seguir o cardápio combinado!

4. Envolva as crianças nas tarefas domésticas

O tempo de cuidar das crianças e da rotina é importante, mas você também pode aproveitar a oportunidade para educar seus filhos e envolvê-los nas tarefas domésticas. Como eles têm facilidade de encontrar divertimento nas situações mais adversas, você pode atribuir funções como guardar as roupas, tirar poeira ou organizar os brinquedos.

Conforme eles vão crescendo e ficando mais responsáveis, você vai aumentando a demanda. Essa é uma maneira criativa de fazer com que seu filho se envolva com essas tarefas e cresça mais responsável.

5. Divida as atribuições com o companheiro

Assumir tudo sozinha pode ser incrivelmente pesado, então, nada melhor que envolver seu parceiro nessas funções. Divida com ele as principais atribuições, como levar as crianças para a escola, por exemplo. Assim fica mais leve e justo! Não ache que precisa abraçar todas essas tarefas sozinha: uma boa conversa é o suficiente para que vocês cheguem a um acordo bom para os dois lados.

Seguindo esses passos, organizar rotina e o tempo com as crianças certamente será mais fácil. Lembre-se de que deixar o espaço da casa sempre organizado é essencial, uma vez que manter a rotina organizada depende de uma vida também organizada.

Para continuar se inteirando sobre o assunto e garantir que a rotina seja implantada na vida da sua família, que tal aprender algumas ideias simples e criativas para organizar a casa com sucesso? Boa leitura e mãos à obra!